história dos shopping centers brasileiros se confunde com a de São Paulo. Na capital paulista foi inaugurado o primeiro shopping do país —o Iguatemi, que abriu as portas em novembro de 1966.
Hoje, 59 anos depois, a cidade abriga 56 empreendimentos do tipo, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). É a maior concentração do Brasil.
Com décadas de operação, os pioneiros já passaram por uma série de retrofits, renovações internas, expansões e modernizações. É o caso do MorumbiShopping. Invicto na categoria melhor shopping center da zona sul, conquistou 13% das menções espontâneas na pesquisa Datafolha de 2025.
naugurado em 1982, em um bairro que ainda parecia distante da região central da cidade, o empreendimento passa por um verdadeiro banho de loja desde o ano passado. Praça de alimentação, escadas rolantes, elevadores e pisos já começaram a ser trocados, enquanto os antigos espelhos do mall estão sendo substituídos por elementos arquitetônicos contemporâneos, que privilegiam materiais sustentáveis.
A fachada passa por retrofit, com destaque para a torre de 25 metros de altura. Concebida nos anos 1990 como uma peça de sinalização, a estrutura no cruzamento das avenidas Chucri Zaidan e Roque Petroni Jr. foi transformada em uma escultura em movimento —projeções de diferentes obras de arte se alternam, sob curadoria de Baixo Ribeiro, fundador da galeria Choque Cultural.
A modernidade também chegou ao estacionamento, que incorporou a tecnologia free flow, sem cancelas. Segundo a superintendente do MorumbiShopping, Livia Franciss, os registros de entrada são feitos por meio de câmeras, que leem as placas dos veículos.
“O app Multi permite que os usuários façam o pagamento de forma automática. Já temos mais de 1,4 milhão de veículos cadastrados. Quem não tem o cadastro também pode usar as entradas expressas, basta digitar a placa do carro nos totens de autoatendimento para pagar”, explica a executiva.
Outra novidade está prevista para o primeiro trimestre de 2026: até março, será inaugurada a sexta expansão, que vai adicionar 13 mil metros quadrados ao shopping. Às atuais 506 lojas, serão somadas mais 40, sendo uma âncora, ainda mantida em segredo.
O terraço, entrega Franciss, promete ser a joia da coroa. “O rooftop será um espaço sofisticado, contemporâneo, com paisagismo exuberante, claraboias e oito novos restaurantes: um refúgio multissensorial em plena cidade.”
A nova expansão tem como objetivo ampliar e atualizar nosso mix, trazendo novidades em moda, serviços e gastronomia. O MorumbiShopping passa por processo contínuo de modernização para se alinhar às expectativas do consumidor. Seguimos atentos às tendências de consumo, para oferecer novas experiências aos clientes