Veículo: Folha de S.Paulo
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 30/04/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

MorumbiShopping prepara expansão para receber 40 novas lojas

história dos shopping centers brasileiros se confunde com a de São Paulo. Na capital paulista foi inaugurado o primeiro shopping do país —o Iguatemi, que abriu as portas em novembro de 1966.

Hoje, 59 anos depois, a cidade abriga 56 empreendimentos do tipo, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). É a maior concentração do Brasil.

Com décadas de operação, os pioneiros já passaram por uma série de retrofits, renovações internas, expansões e modernizações. É o caso do MorumbiShopping. Invicto na categoria melhor shopping center da zona sul, conquistou 13% das menções espontâneas na pesquisa Datafolha de 2025.

naugurado em 1982, em um bairro que ainda parecia distante da região central da cidade, o empreendimento passa por um verdadeiro banho de loja desde o ano passado. Praça de alimentação, escadas rolantes, elevadores e pisos já começaram a ser trocados, enquanto os antigos espelhos do mall estão sendo substituídos por elementos arquitetônicos contemporâneos, que privilegiam materiais sustentáveis.

A fachada passa por retrofit, com destaque para a torre de 25 metros de altura. Concebida nos anos 1990 como uma peça de sinalização, a estrutura no cruzamento das avenidas Chucri Zaidan e Roque Petroni Jr. foi transformada em uma escultura em movimento —projeções de diferentes obras de arte se alternam, sob curadoria de Baixo Ribeiro, fundador da galeria Choque Cultural.

A modernidade também chegou ao estacionamento, que incorporou a tecnologia free flow, sem cancelas. Segundo a superintendente do MorumbiShopping, Livia Franciss, os registros de entrada são feitos por meio de câmeras, que leem as placas dos veículos.

“O app Multi permite que os usuários façam o pagamento de forma automática. Já temos mais de 1,4 milhão de veículos cadastrados. Quem não tem o cadastro também pode usar as entradas expressas, basta digitar a placa do carro nos totens de autoatendimento para pagar”, explica a executiva.

Outra novidade está prevista para o primeiro trimestre de 2026: até março, será inaugurada a sexta expansão, que vai adicionar 13 mil metros quadrados ao shopping. Às atuais 506 lojas, serão somadas mais 40, sendo uma âncora, ainda mantida em segredo.

O terraço, entrega Franciss, promete ser a joia da coroa. “O rooftop será um espaço sofisticado, contemporâneo, com paisagismo exuberante, claraboias e oito novos restaurantes: um refúgio multissensorial em plena cidade.”

A nova expansão tem como objetivo ampliar e atualizar nosso mix, trazendo novidades em moda, serviços e gastronomia. O MorumbiShopping passa por processo contínuo de modernização para se alinhar às expectativas do consumidor. Seguimos atentos às tendências de consumo, para oferecer novas experiências aos clientes

Livia Franciss

superintendente do MorumbiShopping