Veículo: Folha de S.Paulo
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Data: 29/04/2025

Editoria: L-Founders, petz/cobasi
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Empatadas no pódio, Cobasi e Petz preparam fusão

Nascidas em momentos diferentes, com propostas diversas, empresas dividem pódio pela quarta vez

28.abr.2025 às 23h00
São Paulo

Acostumadas a fazer a dobradinha na categoria de pet shop de O Melhor de SP Serviços, Cobasi e Petz estudam se tornar uma empresa só. A fusão depende de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), responsável pela proteção da concorrência.

As duas empataram em primeiro lugar em 2018, 2019 e 2020 e agora, pela quarta vez, dividem o pódio dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos para mais ou para menos.

A Cobasi foi considerada a melhor da categoria por 14% dos entrevistados e obteve o melhor desempenho (21%) entre os moradores da região sul, enquanto a Petz conquistou 13% das menções e se destacou (20%) na faixa etária entre 26 e 40 anos.

A imagem mostra um cachorro de pelagem longa e fofa, com o pelo sendo agitado pelo vento. O fundo é desfocado, mas parece haver uma estrutura azul ao fundo. O cachorro tem uma expressão tranquila, com os olhos quase fechados, e seu pelo está em movimento, criando um efeito visual interessante.
Setor de banho e tosa da unidade Petz no bairro Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo – Jardiel Carvalho/Folhapress

A capilaridade das duas redes, que sempre parecem estar a poucos metros do consumidor, ajuda a explicar tais resultados. Das 245 lojas Cobasi, presentes em 20 estados, 61 ficam na cidade de São Paulo. No caso de Petz, são 262 unidades espalhadas pelo país, 57 delas na capital paulista.

Ambas crescem escoradas na paixão ímpar que o brasileiro tem pelos animais de estimação, especialmente cães e gatos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), somos o terceiro país do mundo em população pet, com 160 milhões de animais, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Em 2024, o setor faturou R$ 77 bilhões.

Fundada em 1985 na Vila Leopoldina, região oeste de São Paulo, a Cobasi surgiu como loja de agropecuária, vendendo selas e botinas, e testemunhou o nascimento do mercado como o conhecemos hoje.

“Não existia o conceito de pet shop por aqui. A grande virada se deu em 1994, quando Paulo Nassar, um dos fundadores e atual presidente, foi aos Estados Unidos e viu o movimento que já havia por lá”, conta Caio Bernardo, diretor comercial e de marketing da Cobasi.

Bem mais jovem, a Petz foi fundada em 2002, na Marginal Tietê, e sacudiu o mercado quando lançou o inédito atendimento 24 horas, apenas um ano depois. Hoje, a rede dispõe de um centro veterinário próprio, o Seres, onde os bichos podem fazer exames e cirurgias sofisticados e passar por sessões de acupuntura, além de uma rede de franquias de adestramento, a Cão Cidadão.

“São mais de 60 franqueados nas principais regiões do país, com a meta de chegarmos a mais de 80 até o fim do ano. Realizamos cerca de 5 mil aulas por mês e já ajudamos mais de 100 mil famílias a melhorarem a convivência com seus pets“, orgulha-se Marina Bascos, coordenadora técnica da Cão Cidadão.


PETZ
13% é o total de menções da marca
é o número de vitórias na categoria

O Grupo Petz se consolidou como o maior e mais completo ecossistema do segmento. A expansão de produtos de marca própria, os serviços de estética e as clínicas que oferecem tratamentos de alta complexidade foram importantes para fidelizar o cliente

Sergio Zimerman

presidente da Petz

COBASI
14% é o total de menções da marca
7 é o número de vitórias na categoria

O Cobasi Cuida é nosso pilar social que ganhou plataforma própria em 2022. Em parceria com 190 ONGs, já conseguimos amparar mais de 200 mil animais e doar alimentos e medicamentos para vítimas de desastres ambientais

Caio Bernardo

diretor comercial e de marketing da Cobasi