Veículo: Folha de S.Paulo
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Data: 17/04/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
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Governo avalia pedido para antecipar aumento de imposto para carros elétricos, diz Alckmin

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta quarta-feira (16) que o governo está avaliando o pleito da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) para antecipar o calendário de aumento do imposto de importação para veículos eletrificados.

“O que a Anfavea pleiteia? Que antecipe essas alíquotas. Isso está sendo analisado neste momento”, disse Alckmin a jornalistas. Questionado sobre quando o governo tomaria uma decisão a respeito, Alckmin insistiu: “estamos discutindo neste momento”.

Um homem de óculos, com cabelo grisalho e calvo, está falando em um microfone. Ele usa um terno escuro com uma gravata verde e gesticula com a mão direita enquanto se expressa. O fundo é neutro e desfocado.
O vice-presidente Geraldo Alckmin. – Claudia Martini-1-Abr.25/Xinhua

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estipulou, em 2023, a cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos eletrificados, que até então eram isentos.

Para os modelos híbridos que não dispõem de carregamento na tomada, a alíquota do imposto começou em 12% no mês de janeiro do ano passado e chegou 25% em julho. No mesmo mês deste ano, passará a 30%, até atingir os 35% em julho de 2026. No caso dos híbridos plug-in (que podem ser recarregados na tomada), o escalonamento é de 12%, 20%, 28% e 35%.

O pleito da Anfavea é que o calendário seja antecipado e o teto de 35% passe a valer imediatamente, sob a alegação de que houve um pico de importações de veículos elétricos, sobretudo da China. Para a Anfavea, o ritmo do aumento do imposto é muito lento para o fluxo de entrada desses carros no país.

Na conversa com jornalistas, Alckmin defendeu o calendário estabelecido pelo governo.

“Para veículo elétrico, [o imposto] era zero. Até 2023 era zero. O que nós fizemos? Olha, vai chegar em 35% em 2026. Então, começou de 0%, vai para 10%, vai para 18%, vai para 25% e termina em 35%. Varia um pouquinho se é híbrido puro, se é elétrico puro, híbrido ou se é plug-in, mas chegará em 35%”, declarou.