Veículo: Valor Econômico
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Data: 14/04/2025

Editoria: Carrefour, L-Founders
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Carrefour: vendas crescem 3,6% no 1º trimestre e inflação de alimentos acelerou

Por 

Adriana Mattos

, Valor — São Paulo

13/04/2025 19h08  Atualizado há 19 horas

Marca Atacadão é hoje a maior do grupo Carrefour BrasilMarca Atacadão é hoje a maior do grupo Carrefour Brasil — Foto: Divulgação

O grupo Carrefour Brasil registrou aumento de 3,6% nas vendas brutas consolidadas de janeiro a março, totalizando R$ 28,8 bilhões frente a 2024, sendo que as vendas “mesmas lojas” (pontos em operação há mais 12 meses) cresceram 6,9% na rede de atacarejo Atacadão, e 2,6% na unidade de varejo (supermercados e hipermercados), segundo relatório de prévia de vendas do período divulgado neste domingo (13). No Sam’s Club, as mesmas lojas recuaram 3,8%.

Nos últimos 12 meses, até março de 2025, o grupo converteu 17 lojas (10 hipermercados e 7 supermercados) Atacadão e Sam’s Club e informou no relatório que fechou 30 lojas (1 hipermercado e 29 supermercados), assim como finalizou uma parceria no estado de Minas Gerais para a operação de 15 supermercados.

Como já anunciado, a empresa desacelerou ritmo de expansão orgânica mais acelerada, num cenário de juros altos, e de janeiro a março, abriu uma nova loja do Atacadão no estado do Rio de Janeiro e um novo atacado de distribuição no estado de São Paulo.

Os dados publicados são uma versão preliminar e não auditada.

Desempenho do atacarejo

Maior negócio do grupo, o Atacadão teve receita bruta de R$ 20,7 bilhões, avanço de 7,3% frente ao ano anterior, reflexo da expansão das “mesmas lojas” e da adição de 14 novas lojas nos últimos 12 meses

As antigas lojas do grupo Big (ex-Walmart), compradas em 2021, cresceram 15,1% durante o trimestre, frente a uma alta de 20,9% no trimestre de comparação.

Sobre preços, a empresa informou que a “inflação alimentar acelerou ao longo do trimestre”, contribuindo para elevar as vendas totais para clientes pessoas jurídicas (em valor vendido). Quando a inflação sobe, preços aumentam e aceleram receita nominal, mas volume pode ficar comprometido.

Além disso, em períodos de altas de preços, empresas que compram no atacarejo se estocam com receio de os preços subirem mais, e depois, acabam adiando novas compras por causa da estocagem maior.

A companhia ainda disse, dentro da ideia de elevar tráfego de clientes nas lojas, que adicionou serviços (padaria, açougue e fatiados) em 170 lojas até o final de março (13 a mais lojas no trimestre). A operação do Atacadão responde por mais de 70% das vendas do grupo

Negócio de varejo

Na unidade de supermercados e hipermercados, as vendas totalizaram R$ 6,4 bilhões, recuo de 6,3%, em grande parte, como efeito de uma diminuição da área vendida, por conta de migração de pontos a outras bandeiras. A redução de área foi de 12%.

Apesar desse desempenho ainda negativo, como em trimestres anteriores, a empresa diz que a estratégia de ser agressiva em ações comerciais tem dado resultado, com expansão em volumes.

A empresa disse que as vendas do Sam’s Club foram afetadas pela depreciação do real, que impactou negativamente nos preços de importados — a rede é uma grande vendedora de itens de outros países, principalmente Estados Unidos.

De janeiro a março, houve alta de 1,9% nas vendas brutas, para R$ 1,7 bilhão, com impacto no número da taxa negativa da “mesmas lojas” (-3,8%).

Além disso, a empresa diz que vendas do Sam’s foram significativamente impactadas pela sazonalidade da Páscoa, que em 2024 foram concentradas no primeiro trimestre, sendo que neste ano, será no segundo trimestre. Nos Estados Unidos, o Sam’s Club é uma rede do Walmart, mas no Brasil é operada pelo Carrefour.

Sobre o banco Carrefour, o faturamento totalizou R$ 17,8 bilhões, alta de 12,1%, com crescimento de 14,6% no cartão Atacadão e de 9% no cartão Carrefour.