
As vendas no varejo ampliado avançaram 1,2% em março ante fevereiro, no segundo mês seguido de crescimento na comparação mensal, com destaques positivos para categorias que incluem móveis e eletrodomésticos, veículos e materiais de construção, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (9) pela empresa de meios de pagamento Getnet, do Santander Brasil.
“Embora o índice restrito tenha recuado em março, somente combustíveis e outros bens de consumo pessoal tiveram resultados negativos (-2,2% m/m e -2,4% m/m, respectivamente)”, afirmou a empresa.
No ampliado, “tanto automóveis, partes e peças (+2,5% m/m) quanto materiais de construção (+2,6% m/m) tiveram resultados positivos”, acrescentou.
Na última terça-feira (8), a rival maior, Cielo, afirmou que seu índice de vendas no varejo (ICVA) mostrou queda de 4% em março sobre um ano antes, descontada a inflação, quarto mês seguido de queda no comércio brasileiro apurada pelo ICVA.
A Getnet, que também mede serviços, afirmou que as vendas no segmento recuaram 2,8% em março ante fevereiro, “seguindo a tendência de volatilidade nos últimos meses”. Na métrica interanual, a queda foi de 5,1%, impactada pelo calendário deste ano, com o Carnaval ocorrendo em março.
“Apesar disso, o segmento de alojamento e alimentação teve um bom desempenho, com crescimento de 2,5%, enquanto o segmento de outros serviços teve queda de 2,1%”, acrescentou, referindo-se ao desempenho na comparação com fevereiro.