Veículo: Valor Econômico
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Data: 09/04/2025

Editoria: Amazon, L-Founders
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Amazon lança primeiros satélites do projeto Kuiper e Brasil faz parte da estratégia da gigante americana

A gigante americana, do bilionário Jeff Bezos, já conta com 3.236 satélites licenciados pelo órgão regulador brasileiro
Por Rafael Bitencourt, Valor — Brasília
09/04/2025 10h30 Atualizado há 2 horas

Um dia após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar a Starlink operar no Brasil mais 7,5 mil satélites para banda, totalizando quase 12 mil equipamentos, a Amazon lançará nesta quarta-feira o primeiro lote com 27 satélites do seu sistema Kuiper. A KA-01 é a primeira de 80 missões de lançamento de foguetes que vão levar à órbita baixa da Terra a constelação de 3,2 mil satélites da primeira geração do projeto.

O lançamento será na base de foguetes no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). A contagem regressiva está marcada para as 19 horas, no horário local (ou 20h, no horário de Brasília). A partida do foguete poderá ser acompanhada em transmissão ao vivo na internet.

A gigante americana, do bilionário Jeff Bezos, já conta com 3.236 satélites licenciados pelo órgão regulador brasileiro. Como no resto do mundo, os equipamentos também serão usados para oferecer conexão banda larga.

O calendário de lançamentos de novos foguetes mundo afora expõe o início da disputa entre bilionários Jeff Bezos, dono da Amazon, e Elon Musk, da Starlink, no cobiçado de satélites de média e baixa órbita (LEO, na sigla em inglês), que giram em alta velocidade ao redor do planeta. Este segmento contrasta com o tradicional mercado de satélites geoestacionário cujo equipamento, de maior porte, mantém uma posição fixa e mais distante em relação à Terra.

Os planos dos dois bilionários passam por lançar e manter constelações de milhares de satélites em órbita. Autoridades em todo o mundo, inclusive no governo brasileiro, se mobilizam para estimular o surgimento de novos competidores para evitar concentração excessiva nas mãos de empresas americanas.

Só no Brasil, o governo já assinou, por exemplo, protocolos de entendimentos com outros países para firmar parcerias com empresas estrangeiras com estratégias comerciais para o segmento de satélites LEO. Iniciativas já forma formalizadas com os governos da Espanha (Hispasat); da China (SpaceSail) e do Canadá (Telesat e MDA Space).

Bezos corre contra o tempo para se posicionar no mercado mundial de banda larga por satélite. O projeto Kuiper, que já havia lançado protótipos de satélites em outros momentos, deve confirmar a primeira missão após alguns adiamentos de datas do seu cronograma original.

Na disputa entre os dois bilionários, Musk leva vantagem por dispor de uma operação integrada, com base própria de lançamento de foguetes. A SpaceX é reconhecida pela operação eficiente e lucrativa no mercado. Especula-se que os pesados incentivos do governo americano, dentro do programa espacial, acabam por subsidiar a busca de posicionamento da Starlink nesse mercado.

Por outro lado, Bezos ainda precisa enfrentar o desafio de lidar com o momento aquecido do mercado de satélites. A Amazon é obrigada a pagar caro pelo serviço de lançamento e ainda enfrenta fila para aproveitar o número limitado de janelas de lançamento de foguetes em razão da alta demanda.

No Brasil, a expectativa é que o sucesso da missão KA-01 comece a abrir uma nova frente de competição na banda larga por satélite. Com apenas três anos de operação no Brasil, a Starlink se tornou líder do mercado com a fatia de 60% da base de clientes de banda larga por satélite.

Técnicos da Anatel consideram o serviço de satélite como primordial para atendimento, por exemplo, de populações isoladas, atividades econômicas ligadas ao agronegócio, monitoramento de fronteira e combate às atividades ilegais na Amazônia (como desmatamento, garimpo e novas abordagens do crime organizado na região). Dados da Anatel indicam que apenas 18% do território brasileiro, onde vive grande parte da população, é coberto com os serviços de celular (voz e dados) e banda larga fixa.

Procurada, a Amazon não respondeu sobre os planos de lançamento comercial do serviço de banda larga via satélite no Brasil até o fechamento desta matéria. A Starlink não oferece canais oficiais de comunicação com a imprensa.

Jeff Bezos (foto de arquivo) — Foto: BloombergJeff Bezos (foto de arquivo) — Foto: Bloomberg