Veículo: Diário do Comércio
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 31/03/2025

Editoria: L-Founders, Supernosso
Assuntos:

Com aumento da renda, supermercados premium crescem acima dos convencionais

Esse modelo de loja tem como principal característica um ambiente mais sofisticado e a oferta de produtos de maior qualidade
31 de março de 2025 • 05:02
Leonardo Leão
Leonardo Leão

Repórter

Com aumento da renda, supermercados premium crescem acima dos convencionais

Foto: Grupo Supernosso / Divulgação

O segmento dos supermercados premium ou gourmet vem ganhando cada vez mais espaço no setor varejista em Minas Gerais e em diversas regiões do Brasil. A demanda dos consumidores por produtos de maior qualidade e melhor experiência de compra é apontada como um dos fatores que tem contribuído para o avanço desse modelo no mercado.

O estudo Full View, realizado pela NielsenIQ, aponta que o varejo premium registrou um crescimento de 10,6% em valor no acumulado das primeiras 19 semanas do ano passado, enquanto o modelo convencional avançou apenas 3,9% no período. O segmento gourmet só foi superado pelo atacarejo, modelo que mescla atacado e varejo, com alta de 14% frente ao mesmo período de 2023.

Além disso, a pesquisa mostra que a maioria (79%) dos varejistas que atuam nesse segmento cresceu, com avanço de 64% acima da média do modelo convencional. Em Minas, o movimento tem como players o grupo DMA Distribuidora (Epa Premium) e o Grupo ABC (ABC Plus), que apostaram nas bandeiras com esse conceito de loja em 2024.

O diretor regional de operações do Grupo Bahamas no Triângulo Mineiro, Sérgio Almeida, explica que o crescimento contínuo do setor premium, tanto em Minas quanto no restante do País, está ligado à busca por produtos de alta qualidade, experiências de compra diferenciadas e serviços exclusivos. Ele afirma que, nos últimos anos, houve uma notável melhora no desempenho desse segmento.

Melhoria da renda e ampliação do acesso

Para o diretor, o aumento da renda de parte da população possibilitou o acesso a produtos e serviços premium. Ele lembra o crescimento do interesse do público pela gastronomia e produtos gourmet, o que acaba impulsionando a demanda por supermercados especializados nesse segmento.

“O crescimento da classe média, a mudança de hábitos de consumo e a influência da culinária levam esse público procurar lojas mais ‘gourmetizadas’ e com atendimento diferenciado”, completa, destacando que o foco desse segmento está na experiência de compras do cliente com atendimentos personalizados, degustações constantes, layout amplo e arrojado.

O diretor de operações do Grupo Supernosso, Epifânio Parreiras Júnior, também vê o cliente cada vez mais exigente, buscando novas e melhores experiências de compra, o que tem contribuído para o avanço desse modelo de loja. A rede cresceu dois dígitos ao longo de 2024.

Características do supermercado premium e clientela

Adega em uma unidade da rede Empório Bahamas, em Uberlândia, Minas Gerais.
Foto: Grupo Bahamas / Divulgação

Parreiras explica que as características de um supermercado premium dependem do propósito da rede. No caso do Supernosso, por exemplo, o objetivo é oferecer tudo o que um supermercado convencional oferece (preço, produtos e atendimento), mas com algo a mais. Outro diferencial está no ambiente das lojas, que tende a ser mais sofisticado, com layouts diferenciados, iluminação especial e música ambiente.

Ele também lembra que, nesse tipo de unidade, as adegas e padarias tendem a serem os destaques, além das massas, azeites, queijos e carnes especiais, que trazem sofisticação às lojas e aumentam o desejo de consumo. Em alguns casos, esses supermercados também podem oferecer serviços como consultores de vinho e degustações.

Os produtos mais procurados nessas operações, segundo Parreiras, são as bebidas, com destaque para os vinhos, e os produtos perecíveis – como os congelados, queijos, frios e qualquer item presente na área de padaria e de hortifruti – e também os importados.

Quanto ao perfil do consumidor de supermercados gourmet, Almeida explica que inclui características demográficas como renda mais alta, que priorizam qualidade e têm interesses em gastronomia. Por outro lado, o dirigente do Grupo Supernosso aponta que, além do cliente frequente, há aquele que busca apenas uma melhor experiência no final de semana ou para um evento especial.

Expectativas para o futuro do segmento de supermercados gourmet

Loja da rede de supermercados premium Verdemar.
Foto: Verdemar / Divulgação

O diretor de operações do Grupo Supernosso afirma que as expectativas para o futuro do varejo supermercadista premium tanto no Estado quanto no País são as melhores possíveis. Segundo ele, o cenário é de otimismo, mesmo com o aumento da taxa cambial, que impacta nos produtos importados.

“O consumidor estará sempre buscando uma evolução na sua experiência de compras e isso passa por atendimento, sortimento, serviços e preços justos”, avalia.

Para o dirigente, o futuro do varejo premium será definido por três áreas de atuação: foco na experiência do cliente, oferecendo serviços personalizados; sustentabilidade, com produtos e serviços mais responsáveis; e o uso da tecnologia para melhorar a experiência de compra, com programas de fidelidade.

O diretor regional de operações do Grupo Bahamas destaca que, no interior, ainda com grande espaço de crescimento, o supermercado premium tem baixa concorrência em comparação com os grandes centros urbanos e os custos operacionais são mais baixos.