
A medida representa o fecho de 25% da sua rede de lojas físicas no país, onde está presente há mais de meio século e emprega atualmente cerca de 1.500 pessoas.
De acordo com a empresa, o plano visa assegurar o futuro da marca num mercado da confeção “em declínio”, onde a C&A França enfrenta dificuldades estruturais.
“A C&A está a otimizar a sua rede de lojas próprias e planeia encerrar os estabelecimentos que enfrentam maiores dificuldades. Além disso, os 57 corners da marca em França também serão afetados, uma vez que os acordos com os distribuidores Intermarché, Carrefour e Auchan não foram renovados”, refere em comunicado.
Oitava onda de despedimentos em França
Os sindicatos reagiram com críticas à decisão. A Confederação Geral do Trabalho (CGT) denunciou o que apelida de “desmantelamento progressivo” da operação em França, referindo que cerca de 800 postos de trabalho foram já eliminados nos últimos anos.
Em 2023, a marca encerrou duas lojas emblemáticas em Paris (Rivoli e Haussmann), com o despedimento de 140 colaboradores.
Segundo a CGT, este será já o oitavo Plano de Salvaguarda do Emprego (PSE) aplicado pela C&A em França.
Impacto logístico e plano de apoio social
A reestruturação terá também impacto no volume de produtos movimentados e poderá afetar o centro de distribuição localizado em Seine-et-Marne, bem como a sua equipa.
A empresa compromete-se a negociar, nas próximas semanas, um “pacote de apoio social muito completo”, que incluirá propostas de redistribuição interna e medidas de acompanhamento para os trabalhadores visados.
Esta medida faz parte de uma reestruturação mais alargada da organização da C&A na Europa, anunciada a 14 de março. A marca tem vindo a rever a sua operação em vários mercados, procurando ajustar-se às novas dinâmicas do sector da moda e melhorar a sua rentabilidade num contexto económico desafiante. Em fevereiro de 2025, a C&A já tinha anunciado o encerramento da sua Fábrica de Inovação Têxtil (FIT) em Mönchengladbach, na Alemanha, devido, precisamente, a questões de rentabilidade. Esta fábrica, inaugurada em 2021, tinha como objetivo desenvolver métodos de produção sustentáveis, especialmente na produção de jeans.