Veículo: Distribuição Hoje
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 19/03/2025

Editoria: L-Founders, Zara
Assuntos:

Zara lança serviço que permite pagar em qualquer ponto da loja

Zara lança serviço que permite pagar em qualquer ponto da loja iStock

A Inditex anunciou que vai implementar um novo serviço que pretende terminar com as filas de pagamento nas lojas da marca Zara. O projeto-piloto já foi introduzido em quatro lojas da empresa em Espanha e visa melhorar a experiência de compra dos seus clientes.

A nova funcionalidade, que vai ser lançada progressivamente nas restantes lojas da retalhista, permite que o pagamento dos produtos seja realizado em qualquer ponto do espaço comercial da marca. Desta forma, a equipa da loja pode digitalizar os itens, gerar um cesto de compras virtual e permitir que o cliente pague com o telemóvel ou cartão.

Para o conseguir, a empresa desenvolveu um novo dispositivo capaz de identificar os produtos usando a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification).

“Esta é a mais recente evolução em termos de experiência de cliente que desenvolvemos graças ao lançamento dos nossos alarmes digitais”, explicou Marta Ortega, presidente da Inditex, destacando o papel importante que estes novos alarmes vão desempenhar nos pontos de venda da marca.

Desta forma, a partir de agora, as peças vão conter alarmes invisíveis, sendo que, através da tecnologia RFID, será possível apagar e registar dados sobre a peça em qualquer lugar do estabelecimento.

É graças a esta nova tecnologia que os colaboradores da Zara podem agora digitalizar diretamente os produtos em qualquer área do espaço comercial. No momento do pagamento, os alarmes são desativados e o recibo de compra é enviado automaticamente para o e-mail ou telemóvel do cliente.

“Este serviço não substitui o processo de checkout, mas permite uma experiência de compra mais personalizada e agilizada em qualquer área da loja. O alarme que utilizávamos obrigava os clientes a terem de terminar a sua compra numa caixa, mas agora, todos os colaboradores podem fazê-lo”, acrescentou a responsável.