As ações do Mercado Livre (MELI34) enfrentam uma queda de 3,63% no mercado financeiro, com o preço por ação registrado a US$ 1,971,01 nos EUA, às 16h07 (horário de Brasília). A principal razão para esse desempenho negativo, segundo análise do Itaú BBA, está em dois acontecimentos recentes que geraram discussões entre investidores: o lançamento do TikTok Shop no Brasil, previsto para abril deste ano, e o aumento de 38% nos investimentos da empresa no México, ano a ano.
O banco diz que o lançamento do TikTok Shop no Brasil gera apreensão no mercado. Embora a informação sobre o lançamento não seja nova, a revelação da data específica trouxe incerteza entre os investidores. De acordo com um relatório do veículo chinês DSB, o TikTok Shop começará suas operações no Brasil com um grupo restrito de vendedores locais, e a gestão será integrada à operação já existente no México.
A principal preocupação dos investidores está em uma possível desaceleração do GMV (Valor Bruto de Mercadorias) do Mercado Livre no Brasil, principalmente devido ao crescimento da concorrência, como o avanço da Shopee no mercado brasileiro e as mudanças na estratégia da Amazon, que inclui a redução de taxas de comissão.
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A concorrência crescente e a base de comparação mais desafiadora em 2024 ampliam as incertezas sobre a continuidade do crescimento do GMV do Mercado Livre no Brasil. O BBA diz que a chegada do TikTok Shop pode significar uma perda de participação de mercado, o que pesa na percepção dos investidores. No entanto, os analistas também apontam que, apesar da concorrência, o forte posicionamento do Mercado Livre, construído ao longo de anos com foco na experiência do cliente, continua sendo um diferencial importante.
Outro fator que gerou reações no mercado é o aumento dos investimentos do Mercado Livre no México. A empresa anunciou um investimento de US$ 3,4 bilhões para este ano, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. Esse valor será direcionado principalmente para as áreas de tecnologia, serviços financeiros e logística. A empresa também tem como meta contratar 10 mil novos funcionários, ampliando seu quadro de colaboradores no México para 35 mil.
O México é o segundo maior mercado do Mercado Livre na região, e o aumento dos investimentos é visto de maneira positiva, sobretudo porque coincide com o crescimento acelerado do Mercado Livre no setor de crédito no México, além de melhorias em sua oferta de serviços logísticos.
O BBA afirma que a repressão do governo mexicano contra as compras transfronteiriças também beneficia o Mercado Livre, que pode se distanciar de concorrentes como Temu, Shopee e Shein. O histórico da empresa mostra que investimentos em logística têm impulsionado o crescimento do GMV e a participação de mercado.
O Itaú BBA manteve sua recomendação de outperform (ações acima da média do mercado) para as ações do Mercado Livre, com um preço-alvo de US$ 2.473 para o final deste ano.