
O fundo imobiliário Shopping Patio Higienopolis (SHPH11) informou à Iguatemi que não participará da aquisição de participação adicional no empreendimento homônimo.
O fundo tinha a intenção de adquirir até 14,77% adicionais no shopping, aumentando sua participação para 40,46%. Porém, segundo a administração em comunicado ao mercado, devido à mudança nas condições de mercado, desistiram da compra.
Desta forma, o fundo irá receber um prêmio máximo previsto em contrato e seguirá com os 25,7% no Shopping Pátio Higienópolis, cancelando a 8ª oferta pública de distribuição de cotas que pretendia realizar para a compra d aparcela adicional.
“A oferta estava sendo realizada pra que o fundo comprasse mais uma parcela do shopping e aumentasse sua posição, o que seria muito importante para o longo prazo e governança do empreendimento” diz Anita Scal, sócia e diretora de investimentos imobiliários da Rio Bravo.
“Infelizmente, a janela do mercado fechou completamente para esse tipo de estratégia e trouxe volatilidade pras cotas do fundo. Mesmo assim, a Rio Bravo ativamente costurou uma operação que gerava ganho para os cotistas, mesmo em caso de não aumentar posição”, ressalta.
O fundo informa que os cotistas receberão um prêmio estimado em cerca R$ 20 por cota, equivalente a um ganho de 2,1% ao mês para o investidor. Esse valor será pago integralmente aos investidores e está sujeito à conclusão da operação de venda do empreendimento.
A Iguatemi (IGTI11) assinou no final do ano passado um acordo de exclusividade para ficar com a fatia da Brookfield nos shoppings centers Pátio Paulista e Higienópolis pelo montante de R$ 3 bilhões.
No entanto, os analistas do mercado comentaram a necessidade da empresa fazer negócio com fundos imobiliários para adquirir essa parcela nos empreendimentos.
“Dado o elevado valor da transação, o Iguatemi pode precisar fazer parcerias com fundos de investimento imobiliário (FIIs) para manter seu investimento gerenciável, mas as condições macroeconômicas para a realização de captações significativas por esses fundos permanecem incertas”, disse o time da XP na época.
Performance do Ifix
O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (Ifix) estendeu para mais um dia no positivo. Na sexta-feira (28), o índice avançou 0,19%, aos 3.121,48 pontos.
Com isso, o Ifix segue acumulando uma alta de 3,34% no mês. No ano, o saldo está positivo em 0,19%.