Veículo: Folha de São Paulo
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 06/03/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Economistas interrompem série de alta na previsão da inflação deste ano

Analistas consultados pelo Banco Central interromperam a sequência de 19 semanas de alta na previsão da inflação.

De acordo com o boletim Focus, divulgado nesta quarta-feira (5), as expectativas para a alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) permaneceram em 5,65% para este ano e em 4,40% para 2026.

A imagem mostra uma prateleira de supermercado com várias caixas de laticínios. As caixas estão organizadas em três prateleiras. A prateleira superior contém caixas brancas e amarelas, a do meio tem caixas vermelhas e a inferior apresenta caixas azuis e brancas. As caixas variam em tamanho e design, com algumas apresentando logotipos visíveis.
Economistas interrompem série de 19 semanas de alta e mantêm previsão da inflação deste ano em 5,65% – Danilo Verpa – 09.ago.2022/Folhapress

O centro da meta oficial para a inflação é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Ao mesmo tempo, as perspectivas para a taxa básica de juros Selic foram mantidas em 15% para 2025 e em 12,5% para 2026, com um aumento previsto para a próxima reunião, em março, de 1 ponto percentual. Atualmente a Selic está em 13,25%.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que, para o PIB (Produto Interno Bruto), as estimativas de crescimento foram mantidas em 2,01% e em 1,70% respectivamente para este ano e o próximo.

As contas para o dólar também não sofreram alterações, com a moeda calculada em R$ 5,99 e R$ 6 neste ano e no próximo, respectivamente.