Veículo: TV Foco
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 05/03/2025

Editoria: L-Founders, Raia Drogasil
Assuntos:

DrogaSil, Drogaria SP e+ cientes: Jornal da Record confirma decreto da ANVISA que atinge o Ozempic em 2025

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.

Recentemente, o órgão federal confirmou um novo decreto que atinge diretamente o Ozempic. Aliás, esse medicamento se tornou bastante popular nos últimos anos.

Oficialmente, ele acabou sendo desenvolvido para controlar o diabetes tipo 2 em adultos. Entretanto, ele vem sendo bastante utilizado para perder peso.

Ozempic (Foto: Reprodução/Internet)
Ozempic (Foto: Reprodução/Internet)

Diante disso, a Anvisa surpreendeu ao autorizar em dezembro de 2024 a farmacêutica brasileira EMS a produzir dois medicamentos que são similares ao Ozempic.

Segundo informações do R7, jornal digital do Grupo Record, ele será a base de liraglutida, princípio ativo semelhante à semaglutida, substância usada no Ozempic.

14 Times People Got Revenge In The Most Spectacularly Petty WaysTalk Vibe Zone

Vale lembrar que a liraglutida é responsável por ajuda pacientes no controle de peso quando consumida associada a atividade física e dieta de baixo consumo calórico.

Mulher aplicando o Ozempic na barriga (Foto: Reprodução/Internet)
Mulher aplicando o Ozempic na barriga (Foto: Reprodução/Internet)

Assim, os dois novos medicamentos, o Lirux, para tratamento do diabetes, e o Olire, para combater a obesidade poderão começar a ser vendidos no país já em 2025.

Porém, cabe ressaltar que a DrogaSil, Drogaria SP e outras famosas farmácias já estão cientes dessa nova decisão da Anvisa. Mas, em breve elas terão uma nova opção de medicamento.

Considerações finais

A Anvisa surpreendeu ao autorizar a farmacêutica brasileira EMS a produzir dois medicamentos a base de liraglutida, substância semelhante à semaglutida, usada no Ozempic. Assim, em breve, ele estará disponível nas farmácias. Aliás, a informação acabou sendo confirmada por um jornal da Record.

Anvisa e Ozempic (Foto: Reprodução/ Internet)

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.