Veículo: CHNews
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Data: 31/01/2025

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
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Retrospectiva 2024: veja o que foi notícia no cenário nacional

Da esquerda para a direita: Alexandre Birman e Roberto Jatahy – Fotos: Divulgação

O ano de 2024 começou agitado no Brasil com o anúncio, em fevereiro, da fusão entre a Arezzo&Co. e o Grupo Soma S.A. A nova empresa agora tem em seu portfólio marcas como Arezzo, Schutz, Reserva, Farm, Animale, Dzarm, Cris Barros Hering, formando o maior grupo de moda do Brasil. No acordo firmado, a Arezzo é detentora de 54% do capital, e grupo Soma de 46% do novo negócio.

A loja da Granado em Nova York – Foto: Divulgação

No mesmo mês, a Granado abriu, na Madison Avenue, em Nova York, sua primeira loja nos Estados Unidos. O espaço abriga toda a linha da marca, incluindo perfumes, colônias e cuidados para o corpo e casa.

Francisco Costa – Foto: Divulgação

Ainda em fevereiro, o brasileiro Francisco Costa retomou as operações da marca de beauté Costa Brazil. A label havia sido fechada pelo grupo Amyris. Em seguida, Francisco Costa a comprou de volta, em um lance avaliado em US$ 350 mil.

Farm Rio – Foto: Divulgação

Março foi a vez da Farm virar notícia. A marca carioca, que está em plena expansão internacional, anunciou sua entrada para o segmento de moda masculina, oferecendo uma linha de 12 camisas sociais, shorts e calças desenhadas com as cores vivas e padrões vívidos característicos da label.

Em maio, mais notícias sobre a fusão dos grupos Arezzo e Soma: o nome da holding mudou para Azzas 2154 S.A., que se refere ao slogan “rumo a 2154”, com foco na visão de longo prazo da empresa.

Sasha Meneghel – Foto: Zé Takahashi/Divulgação

No mesmo mês, uma nova grife chegou ao mercado internacional, a Mondepars, de Sasha Meneghel. O nome é um neologismo que une as palavras monde (mundo em francês) e pars (parte em latim), ou seja, parte do mundo: a ideia que fazemos parte de um grande ecossistema e temos consciência do nosso impacto no mundo.

Fachada do shopping Rio Sul – Foto: Grupo Renta/Divulgação

Em julho, a Iguatemi S.A. informou operação para adquirir 16,6% do shopping Rio Sul e se tornar administradora do negócio. A transação marcou o retorno da companhia ao Rio de Janeiro.

Em agosto, foram anunciadas novas mudanças Azzas 2154: Rony Meisler, Fernando Sigal, Jayme Nigri Moszkowicz e José Alberto da Silva, fundadores da marca Reserva, deixaram a empresa. A data corresponde ao término de seus respectivos contratos de trabalho celebrados em 2020, quando a Reserva foi adquirida pelo antigo grupo Arezzo. O quarteto deixa a própria marca Reserva e suas funções executivas na AR&Co, unidade de lifestyle masculina do grupo, do qual Meisler era CEO. Este grupo engloba as labels Reserva, Reserva Mini, Oficina, Reserva Ink, Reserva Go, Reversa, Simples, Baw e Foxton.

Foto: Reprodução/Instagram/@tvzoficial

Em setembro, a rede de moda feminina TVZ, presente há mais de três décadas no mercado brasileiro, encerrou suas as operações em todo o país. A companhia passou os últimos 12 meses fechando lojas e realocando funcionários para companhias concorrentes. É mais uma marca combalida pelo cenário desafiador para o varejo têxtil brasileiro.

Haight – Foto: Reprodução/Instagram/@haight_clothing

Por outro lado, em outubro, após absorver a marca masculina Oriba, a Shoulder adquiriu 40% da grife carioca Haight. O valor da negociação não foi divulgado.

Silvia Machado – Foto: Divulgação

Passando globalmente por uma remodelação tanto na estrutura de gestão quanto no formato de lojas, posicionamento e estilo, o grupo Inditex Zara tem uma nova CEO no Brasil: Silvia Machado passou a liderar a operação no país e anunciou a novidade em novembro.

Patrícia Camargo e Luciana Navarro, fundadoras da CARE Natural Beauty, e Sissi Freeman, diretora de marketing e vendas da Granado (ao meio) – Foto: Reprodução/Instagram/@carenaturalbeauty

Já em dezembro, a principal notícia veio do segmento de beleza. A Granado anunciou a aquisição da Care Natural Beauty, marca de clean beauty criada há seis anos pelas empresárias Patrícia Camargo e Luciana Navarro. Com foco em produtos livres de ingredientes tóxicos, a Care se tornou referência no segmento de beleza limpa e agora impulsiona a entrada da Granado neste mercado. Mesmo com a aquisição de 100% pela Granado, as fundadoras da Care Natural Beauty permanecerão no comando da marca.

Fachada do shopping Pátio Higienópolis – Foto: Divulgação

Fechando o ano, o Iguatemi chegou a um acordo com o fundo imobiliário Brazil Retail e com a gestora canadense Brookfield Brasil para a compra por R$2.585 bilhões de uma fatia relevante do shopping Pátio Paulista e do Pátio Higienópolis.