Em pleno fim de ano, quando as vendas costumam ser mais aquecidas devido ao Natal, o comércio brasileiro sofreu uma retração de 3,5%, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). O resultado mostra um agravamento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a queda foi de 1,7%.
O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que atua como principal parceira do empreendedor brasileiro.
A queda em dezembro foi puxada pela retração das vendas em lojas físicas (4,2%) ante uma alta de 3,4% na movimentação via ecommerce.
No acumulado do ano, o varejo online subiu 7,7%, enquanto o físico retraiu 2,1%.
Somente cinco estados apresentaram bom desempenho: Roraima (alta de 3,9%), Sergipe (3,5%), Rondônia (2,2%), Pará (1%) e Goiás (0,9%).
As maiores quedas ocorreram em Santa Catarina (7,1%), Paraná (4,8%), Rio Grande do Sul (4,7%), Mato Grosso e Rio de Janeiro (4,6%).