
O jornal espanhol Cinco Dias lembra que a controladora Inditex tem na rede de cafeterias uma aposta comercial inovadora, que pouco tem a ver com seu negócio tradicional de moda.
O pedido de proteção de marca feito pela Inditex ao escritório de propriedade intelectual da União Europeia (EUIPO) foi feito em outubro, abrangendo um total de oito classes de produtos diferentes, desde café e serviços de restauração, até roupas e utensílios domésticos de cozinha.
A partir de então, abriu-se um prazo de oposição de cerca de três meses, que expira em 13 de janeiro. O prazo é dado pelo órgão para que outras empresas apresentem alegações contra o registro de uma nova marca, se entenderem que ela tem semelhança com a sua e possa gerar efeitos negativos para seu negócio ou sua reputação.
Foi o que aconteceu com a empresa italiana Zicaffè, especializada na torrefação e venda de café. Segundo o site da empresa, ela presente em 45 mercados. A argumentação é que “existe risco de confusão por parte do público” e que o uso “sem justa causa da marca impugnada [Zacaffè] representaria um aproveitamento indevido ou um prejuízo para o caráter distintivo ou o renome da marca anterior”, neste caso, a italiana.
A Zicaffè possui o registro de sua marca desde 2010 para a categoria de cafés, uma das classe que a Inditex fez sua solicitação.
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A partir de agora, lembra o jornal espanhol, o processo está nas mãos do escritório europeu de propriedade intelectual, que deve admitir ou não a reclamação da italiana. Em caso afirmativo, será aberto um prazo de alegações para ambas as partes.
A loja conceito tem uma área de mais de 700 metros quadrados em dois andares, e é a primeira loja em Madrid a oferecer exclusivamente coleções Zara Man.
Segundo a Zara, ele foi concebida para oferecer uma gama de serviços no coração do Bairro de Salamanca, em Madri, combinando um conceito de loja urbana tradicional com a sensação de uma loja de bairro “para oferecer uma experiência de compra única”.
Além do design inovador, o projeto se destaca pela seleção criteriosa de materiais e acabamentos com elementos e mobiliário neutros, com o objetivo de proporcionar um layout claro e descomplicado. Os materiais incluem cromo, couro e madeira recuperada
Nas paredes, estão expostas fotografias do artista Juan Baraja, juntamente com espaços em estilo boutique para a coleção Origins e a Zara Athleticz. “A loja se organiza como uma série de ambientes que evocam aconchego e intimidade para que os compradores se sintam em casa”, diz a rede.
Reclamação da Atari
A Inditex tem outra reclamação em andamento por uma marca: em março de 2024, a empresa têxtil solicitou o registro de uma marca figurativa para diferentes usos que, no último dia do prazo de alegações, foi objeto de oposição por parte da Atari, a histórica companhia japonesa de videogames e consoles, ao considerar que se assemelhava ao seu logotipo.
O caso ainda não teve definição, pois as partes solicitaram uma prorrogação e a fase de alegações contraditórias foi estendida até meados de 2026.