Tecnologia fortalece alianças entre varejo e indústria e torna promoções mais eficientes
Não é preciso ser especialista em varejo para saber que uma boa promoção está entre as poucas coisas de que o brasileiro mais gosta. Com base nisso, varejistas e indústrias utilizam essa estratégia para alavancar vendas e promover experimentação de novidades, melhorando a experiência de compra e fidelizando os consumidores. Nem sempre essa estratégia é eficiente: segundo dados da plataforma de tecnologia Scanntech, 60% das marcas que aumentam suas promoções não veem os resultados se reverterem em vendas. É uma estatística que assustaria qualquer setor, mas que se torna um problema ainda maior em um segmento com margens tão apertadas quanto o varejo e tão competitivo quanto as indústrias de bens de consumo de alto giro, conhecidas como Fast Moving Consumer Goods (FMCG).
“O que notamos pelos dados é que comumente a promoção não gera valor para o varejista, aumentando seu tíquete médio; nem para a indústria, gerando fidelização ou experimentação do produto”, explica Rodrigo Formariz, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scanntech no Brasil. Entre as ineficiências citadas pelo executivo, está o fato comum de muitas promoções serem destinadas a pessoas que, de qualquer forma, já iriam consumir determinado produto. “Assim, a promoção destrói valor, pois ela acaba reduzindo um pouco o preço para todos, sem gerar descontos melhores para quem de fato geraria resultados reais para o varejo ou a indústria”, afirma.
A tecnologia serve como uma aliada para quem busca maneiras de resolver essa ineficiência, já que as decisões são muito mais embasadas no comportamento do mercado e dos consumidores. Capaz de ler tíquetes de compra em mais de 45 mil pontos de venda em todo o Brasil, com parcerias com mais de 450 redes varejistas, a Scanntech hoje oferece uma visão completa para quem busca entender o comportamento do consumidor, e também otimizar as ações que podem desenvolver seu negócio.