02/12/2024 às 16h30
Divulgação
Munidas de RG e cartão SUS, mulheres acima de 35 anos, precisam se dirigir até a carreta, estacionada na Praça Matriz, de segunda à sexta, das 08h00 às 17h00, e aos sábados, até as 12h00, para retirar suas senhas. Serão realizados 55 exames por dia, sendo 25 aos sábados.
As ações começaram nesta terça-feira, 26 de novembro e seguem até o dia 7 de dezembro e deve realizar aproximadamente 600 exames de mamografia totalmente gratuitos. O atendimento funciona por “demanda espontânea”, ou seja, com retirada de senha com dia e hora do exame.
Casos de gravidez ou suspeita de gravidez devem ser informados ao técnico de radiologia.
A Carreta Móvel do Programa Mulheres de Peito, que tem acessibilidade, é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e operacionalizada pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) e tem objetivo de promover saúde às mulheres de maneira prática e acessível.
Prevenção e cura: A mamografia é um exame muito versátil e é indispensável para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença, quando detectada em fase inicial, tem maiores chances de tratamento e cura, podendo chegar a 98%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 são estimados 73.610 novos casos da doença, sendo essa a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.
O projeto da carreta da mamografia contribui com a agilidade do diagnóstico e garante o acesso facilitado a mulheres da cidade e região. Para realizar o exame na carreta do Programa Mulheres de Peito, as pacientes acima de 35 anos precisam apresentar RG e cartão do SUS.