Os acionistas controladores da Cobasi, Kinea Private Equity V Master Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia e Tefra Participações, adquiriram 48,593 milhões de ações da Petz (PETZ3), o equivalente a 10,51% do capital social da empresa.
A negociação foi divulgada, nesta segunda-feira (2), pela Petz por meio de comunicado ao mercado.
Apesar da magnitude da transação, os novos acionistas informaram que a aquisição não visa alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Petz.
Contudo, a operação ocorre no contexto do processo de fusão entre Petz e Cobasi, com o objetivo de combinar os negócios das duas gigantes do segmento pet no Brasil.
Apesar da magnitude da transação, os novos acionistas informaram que a aquisição não visa alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Petz. Contudo, a operação ocorre no contexto do Acordo de Associação celebrado entre Petz e Cobasi, com o objetivo de combinar os negócios das duas gigantes do segmento pet no Brasil.
O comunicado ainda reforça que as partes irão firmar um acordo de acionistas para regular direitos de voto, composição do conselho e outras cláusulas, como restrições temporárias à negociação de ações.
Petz: fusão com a Cobasi enfrenta obstáculos no Cade
A fusão entre as companhias enfrenta resistências no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que solicitou mais documentos para aprofundar a análise da operação. Com isso, o prazo inicial de 240 dias para a avaliação foi descartado, e o tempo total estimado foi estendido para até 330 dias.
Divergências sobre o impacto da união no mercado e dificuldades das empresas em atender às solicitações do órgão têm atrasado o processo.
Segundo o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o superintendente do Cade, Alexandre Barreto, apontou lacunas significativas na documentação apresentada até o momento.
A fusão entre Petz e Cobasi dará origem a uma nova empresa, com receita líquida combinada de R$ 6,9 bilhões e um EBITDA de R$ 464 milhões. Segundo o Acordo de Associação, a Petz será incorporada pela Cobasi em duas etapas: primeiro, por meio de uma subsidiária integral, e posteriormente, pela própria Cobasi.
Ao final do processo, os acionistas da Petz terão 52,6% das ações da nova companhia, enquanto os da Cobasi deterão 47,4%. Um acordo de acionistas também será firmado para regular questões como direito de voto, composição do conselho de administração e restrições de negociação de ações.