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Data: 27/11/2024

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Black Friday: quais as tendências para as varejistas listadas na Bolsa?

A Black Friday tem se tornado uma das datas mais importantes para o varejo, com os analistas cada vez mais de olho no que esperar para as varejistas listadas.

A XP aponta que, no geral, há indicações positivas em relação à intenção de compra dos consumidores, embora o cenário macro e os consumidores mais cautelosos possam ser obstáculos.

Em termos de categorias, eletrônicos continuam bem posicionados em termos de interesse, seguidos por moda e varejo alimentar, mas com a categoria de beleza alcançando.

Além disso, as empresas estão se preparando para o evento, com redes logísticas mais robustas e condições de pagamento especiais como alavancas adicionais.

“Em nossa opinião, o desempenho deste ano pode ser relativamente sólido, principalmente pela base de comparação fácil, embora um ambiente promocional mais racional por parte das empresas possa limitar descontos mais atrativos, especialmente em bens duráveis”, avaliam os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Summer, que assinam o relatório.

As categorias discricionárias de ticket mais baixo (por exemplo, vestuário e beleza) podem ser favorecidas, especialmente em um ambiente de altas taxas de juros.

Black Friday: quais as tendências para as varejistas listadas na Bolsa?

No geral, há indicações positivas em relação à intenção de compra dos consumidores, embora o cenário macro e os consumidores mais cautelosos possam ser obstáculos

Lara Rizério

26/11/2024 14h35 • Atualizado 12 minutos atrás

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A Black Friday tem se tornado uma das datas mais importantes para o varejo, com os analistas cada vez mais de olho no que esperar para as varejistas listadas.

A XP aponta que, no geral, há indicações positivas em relação à intenção de compra dos consumidores, embora o cenário macro e os consumidores mais cautelosos possam ser obstáculos.

Em termos de categorias, eletrônicos continuam bem posicionados em termos de interesse, seguidos por moda e varejo alimentar, mas com a categoria de beleza alcançando.

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Além disso, as empresas estão se preparando para o evento, com redes logísticas mais robustas e condições de pagamento especiais como alavancas adicionais.

“Em nossa opinião, o desempenho deste ano pode ser relativamente sólido, principalmente pela base de comparação fácil, embora um ambiente promocional mais racional por parte das empresas possa limitar descontos mais atrativos, especialmente em bens duráveis”, avaliam os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Summer, que assinam o relatório.

As categorias discricionárias de ticket mais baixo (por exemplo, vestuário e beleza) podem ser favorecidas, especialmente em um ambiente de altas taxas de juros.

Segundo a Neotrust, o fim de semana da Black Friday (de 28 de novembro a 1º de dezembro) deve ultrapassar R$ 9 bilhões (+9% ano a ano), já que o varejo online tem se recuperado nos últimos meses (+14% anualmente nos primeiros nove meses de 2024).

Porém, a CNC (Confederação Nacional do Comércio) espera uma perspectiva mais cautelosa, prevendo um crescimento estável (+0,4% anual), pois o cenário macro permanece como um obstáculo, com taxas de juros mais altas, câmbio e condições de crédito restritivas como potenciais fatores limitantes para o consumo.

Segundo dados da Pmweb, 39% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday, mas 72% monitoram os preços pelo menos um mês antes. Como resultado, os consumidores estão mais racionais em relação às suas decisões de compra, enquanto os analistas acreditam que, mais uma vez, a Black Friday deve se tornar um Black Novembro, dado que as empresas já estão ativando as campanhas.