Minas Gerais possui três redes entre as dez maiores centrais de negócios do varejo supermercadista no Brasil. É o que aponta a 24ª edição do Ranking de Redes e Associações de Negócios, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No geral, as 11 redes associativistas mineiras presentes no ranking somaram um faturamento bruto de R$ 18,269 bilhões ao longo de 2023. Dentre elas, apenas cinco associações apresentaram faturamento superior a R$ 1 bilhão no período.
De acordo com o levantamento realizado pelo departamento de economia e pesquisa da Abras, as centrais de negócios com sede em Minas reuniram 902 empresas no último ano, de diferentes tamanhos, e fecharam o período operando um total de 1.104 lojas e empregando mais de 30 mil funcionários.
A maior rede deste segmento em Minas Gerais é a Smart Supermercados, marca ligada ao grupo Martins. Ao longo do último exercício ela registrou R$ 6,747 bilhões de faturamento bruto e ocupa a quinta posição no ranking nacional. A bandeira possui 424 empresas associadas, cada uma operando uma única loja.