O atendimento é voltado para a campanha Outubro Rosa, que além do cuidado com as mamas, em 2024, também é voltado para o combate ao câncer do colo de útero.
Também neste sábado especial, na Carreta da Saúde, foram realizadas, no total, 25 consultas com mastologista e oncologista.
Dia D produtivo
O mastologista Thiago Novais comentou que o dia foi produtivo e reforçou a importância de fazer esses exames de maneira periódica:
“É importante lembrar que todas as pessoas estão sob risco de ter câncer de mama.
E eu brinco que a mamografia é igual cinto de segurança, todo mundo tem que fazer para poder salvar aquelas que de fato necessitam.
A gente não tem como prever quem vai estar sujeito a ter câncer de mama, e quanto mais cedo diagnosticar, melhor”, disse o médico.
Prevenção e exames
Segundo o mastologista, pacientes, principalmente acima de 40 anos de idade, pacientes em período pós-menopausa, pessoas com qualquer área nodular palpável, espessamento da pele, retração da pele, secreção espontânea do mamilo, devem procurar atendimento médico de imediato para ser feita a avaliação,, os exames de diagnóstico e se for o caso, ser encaminhada para o tratamento precoce.
O médico oncologista Renato Marinho ressalta que apesar de esse ser o mês de conscientização e combate ao câncer de mama, os cuidados têm que ser todos os meses do ano.
Outras prevenções
“E toda vez que a gente traz uma campanha de prevenção, no caso esse mês de mama, a gente sempre tenta trazer também outras prevenções.Então a gente traz junto o projeto Janeiro Verde que é a conscientização e prevenção em relação ao câncer de colo de útero.
E eu fico muito feliz porque cada vez mais eu recebo o apoio que a Secretaria Municipal de Saúde está tendo em relação a esse cuidado da saúde, especificamente a saúde da mulher”.
Carreta da Saúde
Além da intensificação da oferta na Carreta da Saúde, a Secretaria de Saúde está realizando programação do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde do município.
“Desde o início de outubro, nós colocamos a carreta de forma fixa no Glauber Rocha, justamente para atender essas mulheres, tanto na realização de mamografia, como na realização de ultrassom.
Tivemos também dias “D” nas nossas unidades.