A programação do Natal de Curitiba 2024 já tem data para começar. A Prefeitura confirmou para o dia 22 de novembro o início das atrações de uma das maiores festas de fim de ano do País.
Mas desde já o clima de Natal ganha forma na cidade. Desde agosto, lojas especializadas em decoração já tinham muitos produtos voltados para a data. Agora, um shopping de Curitiba começa a decorar seus corredores com árvores de Natal.
Ainda é outubro, mas o Shopping Curitiba se antecipou e já tem diversas árvores de Natal no seu mall. Esse movimento é comum. No ano passado o lançamento oficial da decoração de fim de ano aconteceu no dia 2 de novembro. O shopping deve divulgar a programação em breve.
Outra que chegou cedo, foi a Noel Decorações, tradicional rede de lojas especializada em produtos natalinos, que já está presente em vários shoppings da Capital.
Da mesma forma, as tradicionais lojas no entorno do Mercado Municipal também já ostentam vitrines com produtos natalinos.
Natal de Curitiba
Com o tema “Nosso coração está em festa”, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 tem a programação de espetáculos de 22 de novembro a 23 de dezembro deste ano. Já a decoração poderá ser apreciada até 6 de janeiro de 2025 (Dia de Reis).
Durante 46 dias, Curitiba vai promover a maior programação natalina e de fim de ano do Brasil. Serão autos, espetáculos musicais, balés, feiras especiais, shows de luzes e uma decoração deslumbrante que contará com mais de 40 árvores de Natal espalhadas pela cidade.
Em sete anos, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais proporcionou mais de 300 dias de atrações gratuitas, com decoração, rodas-gigantes, carrosséis, autos, corais, concertos, óperas, balés, circuitos de carros (drive-thru), feiras especiais e decoração.
Successo de público
Com uma média de 100 atrações por ano, realizadas pela Prefeitura, patrocinadores e instituições privadas, o público cresceu 566,7% desde a primeira edição: de 300 mil pessoas em 2017 para 2 milhões em 2023. Do total de público, no ano passado, 311 mil eram turistas e um total de R$ 100 milhões foram gastos no período.
“O Natal de Curitiba movimenta toda a economia local, gerando emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, e também para a cadeia de turismo e receptivo local”, disse Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento, durante a divulgação das atrações deste ano, ainda em julho.
O Natal de Curitiba é uma das ações mais bem sucedidas entre as capitais brasileiras. E hoje, o Natal de Curitiba é uma das mais importantes no País, mesmo com tão pouco tempo de existência.
Coral de Crianças do Palácio Avenida anuncia datas do espetáculo 2024
O Natal já começou a ganhar vida no prédio histórico do Palácio Avenida, em Curitiba, cujas janelas recebem um dos eventos natalinos mais aguardados do Brasil. A 34ª edição do Natal do Bradesco, sob o tema “AbraLaços”, promete emocionar o público nos dias 13 (ensaio geral), 14 e 15 de dezembro, com apresentações a partir das 20h15.
O espetáculo integra as atrações do Natal de Curitiba – Luz dos PInhais. Neste ano outras centenas de shows e eventos estão programados, à exemplo dos anos anteriores. O Coral é sempre uma das atrações mais procuradas nesta época do ano.
Desde 2016, o Bradesco é responsável pelas apresentações do mais querido e tradicional coral natalino do País, que neste ano recebe 90 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento. A regência continua sob o comando da renomada maestrina Dulce Primo, que há 31 anos assina a direção musical do projeto.
“Anunciar mais uma edição do Natal do Bradesco é sempre um momento especial. Com o tema ‘AbraLaços’, queremos reforçar a importância das conexões que nos fortalecem e marcam nossa história. Estamos ansiosos para ver as ruas de Curitiba, mais uma vez, repletas de emoção e olhares atentos e fixos em mais um espetáculo que preparamos com muito carinho para o público que todos os anos lota o centro da capital paranaense”, afirma Nathália Garcia, diretora de Marketing e CRM do Bradesco.
Dia das Bruxas
Halloween caiu no gosto do brasileiro
Antes do Natal, outra data vem ganhando força no Brasil. Celebrado no dia 31 de outubro, o Halloween é uma festa profundamente enraizada na cultura estadunidense, mas que vem ganhando espaço no Brasil ano após ano, principalmente a partir da década de 1990 com a popularização dos filmes de terror. Hoje, a data comemorativa atrai cada vez mais adeptos a festa e como consequência, movimenta o comércio local.
Uma pesquisa realizada pela Editora Globo com 1200 brasileiros revelou que 62% dos entrevistados pretendiam comemorar o Halloween, um aumento em relação aos 52% que celebraram no ano anterior. Embora a data seja celebrada em escolas e com atividades voltadas para as crianças, a pesquisa, que contou com a participação de mulheres e homens das classes A, B e C, mostrou que a faixa etária de 25 a 49 anos é a mais engajada nas festividades.
A maioria dos entrevistados, cerca de 66%, acredita que o Halloween é uma oportunidade de diversão tanto para adultos quanto para crianças. Essa tendência é impulsionada pela geração Y e Z, que busca experiências conectadas às suas referências culturais, especialmente nas redes sociais.