A temporada de balanços do terceiro trimestre (3T24) começou na terça-feira (22) no Brasil e, dentre as diversas empresas que vão apresentar resultados nos próximos dias, as varejistas são um ponto de alerta para o mercado.
Nomes importantes do setor como Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3) não vivem um bom momento na Bolsa. No ano, as ações dessas varejistas caem –54,95% e -61,42% respectivamente.
Assim, muitos investidores aguardam os resultados do 3T24 para decidir se vale a pena incluir ações do varejo na carteira e quais delas escolher.
Contudo, Henrique Cavalcante, analista da Empiricus Research, aponta que não necessariamente a ação que vai ter melhor desempenho é a da empresa que vai apresentar o melhor resultado no 3T24.
Segundo o analista, uma ação do varejo, quase “fora do radar”, pode surpreender o mercado. Ainda de acordo com as estimativas da casa, o papel tem potencial para valorizar 50%.
Quem ‘sobe’ e quem ‘desce’ no 3T24 do varejo?
Na última segunda-feira (21), o analista participou do programa Giro do Mercado no canal do Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, e apontou que, no geral, as suas expectativas são positivas para os resultados do segmento de varejo.
Para Cavalcante, o terceiro trimestre deve manter a continuidade na melhora dos resultados, assim como nos trimestres passados.
Boa parte disso se deve às mudanças feitas por essas companhias para se ajustarem ao período de alta de juros entre 2022 e 2023. Nos últimos anos as empresas desse setor buscaram reduzir a alavancagem, reduziram a estrutura corporativa e podem colher os benefícios dessas mudanças no 3T24
Entretanto, ele destaca que este é um setor bem grande com várias subcategorias e, nesse sentido, alguns grupos podem performar melhor no 3T24. De acordo com o analista, varejistas como Casas Bahia e Magazine Luiza devem continuar penalizadas.
Ele explica que os números apresentados por essas companhias devem ser melhores, mas o cenário competitivo para essas empresas ainda é bem difícil.
Isso porque as varejistas estrangeiras estão “espremendo companhias como Magalu e Casas Bahia”
Henrique pontuou que, nos últimos anos, empresas como Mercado Livre e Amazon tomaram grande parte do marketshare.
Assim, na visão do analista, os melhores resultados da temporada devem ser apresentados pelo varejo de moda. Um dos motivos para acreditar que este grupo deve se destacar é que essas empresas fizeram importantes ajustes em suas operações.
Tais ajustes, combinado com a queda do desemprego e economia ainda em expansão, podem beneficiar essas companhias. O analista ainda acrescenta que o ticket médio dos produtos comercializados é baixo, o que facilita um aumento nas vendas diante de uma leve melhora do ambiente macroeconômico.
Nesse aspecto ele destaca que, um dos melhores resultados da temporada em termos de números deve ser o da Renner (LREN3).
Entretanto, o analista faz a seguinte ressalva: do ponto de vista das ações a varejista de moda pode não ser o principal destaque do setor na Bolsa. Segundo Cavalcante, uma outra companhia pode ser a surpresa do trimestre.