Outubro é o mês dedicado à saúde da mama. O câncer nesta região do corpo é que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que só neste ano 74 mil pacientes receberão o diagnóstico da doença. Iniciativas como o “Bem por Elas”, campanha que a TV Integração promove para incentivar a doação de cabelos com os quais são feitas perucas que depois são doadas a pacientes que precisam lidar com a queda capilar durante o tratamento com quimioterapia, ajudam muitas pessoas a lidarem com incertezas.
De acordo com o médico mastologista do Hospital Hélio Angotti, Cleber Sérgio da Silva (CRM 30.451), ações afirmativas que visem a discussão do tema e o alerta às mulheres da importância da realização da mamografia são fundamentais para o diagnóstico precoce, que é a principal arma que garantirá a cura.
“Esse tumor, quando diagnosticado no início, garante cerca de 95% de cura. A mulher precisa cuidar de sua saúde o ano todo. Mas, a maior procura em clínicas de mamografia ocorre ao longo desse mês por conta de toda publicidade sobre o tema”, detalha o especialista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/c/U/WlliGpRAuJHLMOZTfseA/foto-2-hospital-helio-angotti-e-referencia-nacional-na-luta-contra-cancer.jpg)
Hospital Hélio Angotti é referência nacional na luta contra câncer — Foto: HHA/Divulgação
“Bem por Elas” representa alívio para muitas pacientes
Além de atuar na instituição filantrópica de combate ao câncer que é referência nacional no tratamento oncológico, Cleber também é diretor técnico do Instituto À Flor da Pele. Ele classifica o “Bem por Elas”, projeto de ação solidária e voluntária que contribui para a confecção de perucas para doação em um hospital oncológico a mulheres em tratamento quimioterápico.
“Essa ação pode parecer simples, mas é extremamente importante para essas pacientes. A quimioterapia invariavelmente leva à queda dos cabelos e essa condição afeta drasticamente a maior parte das mulheres que têm a sua auto-imagem alterada pela calvície e a faz se lembrar diariamente da doença e toda dor psíquica provocada por ela. A calvície é o selo do tratamento oncológico e há uma procura muito grande desses pacientes por perucas que melhoram o estado emocional dessa paciente em seu convívio social”, pontua.
O uso de fios de cabelo natural dá uma leveza e naturalidade à peruca confeccionada e dessa forma contribui para um sentimento positivo de bem-estar da mulher dentro desse cenário tão pesado que é o do tratamento do câncer de mama.
Ainda segundo o médico, outro benefício do “Bem por Elas” é que há uma grande circulação diária de mulheres dentro do shopping onde a ação é realizada e cada uma que passa ali se lembra da importância e da necessidade de fazer sua mamografia.
“Enfim, trata-se de ação solidária, voluntária, social mas acima de tudo da união de diferentes pessoas e profissionais em prol de mulheres já tão judiadas pela aspereza da doença, mas que encontram, muitas vezes numa simples peruca satisfação ao terem a sua auto-imagem melhorada”, finaliza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/p/f/gvsmomQ5SRFuk0l0NkOg/foto-3-mulheres-engajadas-em-iniciativa-durante-edicao-anterior-do-bem-por-elas.jpeg)
Mulheres engajadas em iniciativa durante edição anterior do ‘Bem por Elas’ — Foto: TV Integração
Programe-se
A 4ª edição do “Bem por Elas”, que incentiva o engajamento feminino em nobres ações, acontece de 7 a 29 de outubro no Shopping Uberaba. Renomados cabeleireiros da cidade fazem cortes de cabelos para serem doados à Associação Vencer para a confecção de perucas, que posteriormente serão entregues a pacientes oncológicas. Também haverá arrecadação de produtos de higiene e beleza.