Os primeiros balanços que saem nesta sexta-feira são os bancos JP Morgan e Wells Fargo, antes da abertura do mercado. A temporada de resultados brasileira começa só no dia 24 de outubro.
Ainda do lado corporativo, as ações da Tesla caem em torno de 5% no pré-market, após a companhia apresentar um protótipo do seu robotáxi, batizado de Cybercab.
O carro, sem volante nem pedais, foi desenvolvido para transportar passageiros sem a necessidade de um motorista. Este é o primeiro lançamento da Tesla desde o Cybertruck, apresentado em 2019.
Já do lado econômico, o mercado aguarda por mais um indicador inflacionário americano, o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), além de falas de dirigentes do Federal Reserve.
As bolsas internacionais operam mistas, enquanto futuros de Wall Street estão no negativo.
O que esperar do Ibovespa
Por aqui, a agenda está esvaziada, com destaque para os dados de setor de serviços de agosto. A expectativa é de uma desaceleração, passando de 1,2% para 0,1%.
Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a incidência da alíquota de 25% do Imposto de Renda retido na fonte sobre as pensões e os proventos de fontes situadas no Brasil, mas recebidos por pessoas físicas residentes no exterior. A equipe econômica estima um impacto de R$ 6 bilhões caso a alíquota seja considerada inconstitucional.
No último pregão, o Ibovespa (IBOV) recuperou levemente as perdas da última sessão, subindo com a valorização do minério de ferro e petróleo. A Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR4) se aproveitaram da alta das commodities, subindo, respectivamente, 0,48% e 1,16%.
O índice fechou em alta de 0,30%, a 130.351,73 pontos.