Em comemoração ao Dia do Cliente, celebrado neste domingo (15), os empreendedores têm uma excelente oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre quem realmente é o seu público.
Na data que movimenta o varejo com ações promocionais e descontos, o empreendedor deve estar preparado para receber diversos consumidores.
A data pode servir como um marco para fortalecer o relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentar o faturamento. A pergunta central que deve guiar esse processo é: qual o perfil real do cliente em cada negócio?
Entender e atender às expectativas do consumidor é essencial para o sucesso de qualquer negócio, como destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto.
Segundo ele, as empresas existem para resolver problemas, desejos e aspirações dos clientes. Cada interação é uma chance de aprender mais sobre eles e, quanto mais o empreendedor conhece seu público, mais capaz ele se torna de surpreendê-lo e fidelizá-lo.
Para isso, o especialista recomenda uma abordagem direta e prática. “Ao final de um atendimento, pergunte ao cliente qual seria a única sugestão de melhoria que ele daria. Isso pode revelar informações valiosas sobre suas expectativas”, orienta.
Confira as dicas para conhecer melhor seu cliente
O gerente do Sebrae, Enio Pinto, também fornece algumas dicas para ajudar o empreendedor a fortalecer a relação com seus clientes por meio de estratégias de interação e presença digital, por exemplo.
Segundo ele, ao aplicar essas dicas, o empreendedor tem a chance de transformar o conhecimento sobre o cliente em ações que promovem o crescimento e a fidelização, essenciais para o sucesso no mercado.
1) Delegar tarefas e priorizar o contato direto
Para melhorar o atendimento, é crucial que o empreendedor delegue funções operacionais e se concentre nas interações com o cliente. Esse contato direto permite compreender melhor suas necessidades e preferências, influenciando diretamente no sucesso da empresa.
2) Diversidade no portfólio
Mesmo que seu negócio tenha um público específico, as demandas dos clientes podem variar. Portanto, flexibilidade no mix de produtos é essencial para personalizar parte do que é entregue. Mesmo mantendo um núcleo central de ofertas, é importante diversificar para atender às diferentes expectativas.
3) Cultura do feedback
Críticas e sugestões dos clientes devem ser vistas como oportunidades de melhoria. Enio Pinto ressalta que o retorno dos consumidores é um presente para o negócio, oferecendo insights valiosos para ajustes e crescimento.
4) Presença digital
Com o avanço da tecnologia, a integração entre o físico e o digital – o chamado “figital” – tornou-se indispensável. Plataformas como Instagram e WhatsApp são ferramentas poderosas para pequenos negócios. O gerente do Sebrae recomenda o uso dessas redes para promover produtos e realizar vendas, ressaltando o baixo custo e a eficiência dessa estratégia.
(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)