Quem frequenta o centro de Campinas notou as principais lojas varejistas fechadas na rua 13 de maio, região central da cidade. O encerramento das atividades das lojas Americanas e Pernambucanas aconteceu na última semana.
Na porta das lojas é possível ver um cartaz sobre o encerramento das atividades e o endereço das outras unidades na cidade. Uma segunda loja da Pernambucanas permanece na esquina do corredor de compras com a Rua José Paulino.
O Cristino Souza trabalha na região há mais de um ano. Ele conta que já notou a queda no movimento das lojas. Já a aposentada Terezinha de Jesus afirma que era cliente dos comércios e acredita que o centro está “abandonado”.
O Caio Henrique trabalha em uma loja ao lado dos comércios fechados. Ele fala sobre o movimento no local.
Em nota, a Pernambucanas informou que o fechamento da loja localizada na rua 13 de maio faz parte da estratégia de avaliação de desempenho dos pontos de venda da companhia. A empresa ainda disse que todo o processo de encerramento da unidade foi realizado dentro dos padrões de mercado e que os clientes receberam um comunicado sobre o encerramento da unidade.
Já a Americanas informou que o processo de abertura e fechamento de lojas faz parte do curso normal do varejo somado ao plano de transformação da companhia, que prevê ajustes imediatos de curto e médio prazos com foco na rentabilidade e otimização do negócio. A companhia reforçou que o fechamento não impacta os consumidores, que ainda podem adquirir produtos nas 13 unidades da cidade.