Veículo: UOL
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 04/09/2024

Editoria: Shopping Pátio Higienópolis
Assuntos:

Produção industrial é o foco do mercado hoje;

Nvidia sofre perda recorde de valor de mercado
Sabatina de Galípolo para o Banco Central deve ficar para depois das eleições
IBGE divulga produção industrial de julho
Livro Bege traz dados econômicos dos EUA
Após dados do PIB, mercado prevê alta da Selic
Nvidia sofre perda recorde de valor de mercado
As ações da Nvidia, gigante de inteligência artificial (IA), sofreram uma queda de 9,5% na terça-feira (3).
Foi a maior perda de valor de mercado em um único dia já registrada por uma empresa dos Estados Unidos.
Essa queda se deve à redução do otimismo dos investidores em relação à IA, em meio a uma venda generalizada no mercado após a divulgação de dados econômicos fracos.
A Nvidia perdeu US$ 279 bilhões em valor de mercado, indicando que os investidores estão mais cautelosos em relação à tecnologia de IA, que impulsionou grande parte dos ganhos do mercado de ações este ano.
As preocupações com a IA surgem após a Nvidia ter apresentado uma previsão trimestral que não atendeu às expectativas dos investidores.
Além disso, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando a Nvidia por possíveis violações das leis antitruste.
Os reguladores estão preocupados que a Nvidia esteja dificultando a troca para outros fornecedores e penalizando compradores que não usam exclusivamente seus chips de IA.
Sabatina de Galípolo para o Banco Central deve ficar para depois das eleições
A sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para a presidência do Banco Central a partir de 2025, será adiada para depois das eleições municipais de outubro.
O governo pretendia realizar a sabatina em setembro, mas não houve acordo devido ao envolvimento dos parlamentares nas campanhas eleitorais.

IBGE divulga produção industrial de julho
Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga os dados da produção industrial de julho.
O indicador deve apresentar crescimento de 6,3% em julho.
Em junho, a produção industrial cresceu 4,1% em relação a maio, interrompendo dois meses consecutivos de resultados negativos.
Livro Bege traz dados econômicos dos EUA
O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) divulgará hoje o Livro Bege, documento que reúne informações sobre a situação econômica das diversas regiões do país.
Mas o mercado aguarda com atenção a sexta-feira (6), quando será divulgado o relatório de emprego (payroll), crucial para avaliar a saúde do mercado de trabalho americano e balizar a decisão do Fed a respeito dos juros do país.
Após dados do PIB, mercado prevê alta da Selic
O mercado financeiro está reagindo às últimas notícias sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; o crescimento de 1,4% no segundo trimestre deste ano superou as expectativas dos especialistas.
Por isso, expectativa de um aumento na taxa básica de juros (Selic) se intensificou; a consultoria LCA, por exemplo, prevê um ciclo de elevação de 150 pontos-base na Selic ao longo das próximas quatro reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).
Este cenário coloca a probabilidade de um aumento de 0,5% na Selic já em setembro em 80%.
A taxa Selic encontra-se atualmente em 10,50% ao ano.

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na terça-feira (3):
Dólar: 0,46%, a R$ 5,6404.
B3 (Ibovespa): -0,41%, aos 134.353,48 pontos.