Metáforas do inconsciente
Arte132 Galeria apresenta a exposição Transmutação e metáforas do inconsciente, do escultor italiano Renato Brunello. Com curadoria de Laura Rago, a mostra traz 22 obras inéditas que exploram a fusão entre a tradição italiana e a cultura brasileira, refletindo na composição das obras a partir de materiais utilizados por Brunello em suas criações e adaptadas ao Brasil. Radicado no País desde os anos 1970, o artista incorpora influências da arte popular nordestina e da arquitetura vernacular, trabalhando com mármore e madeira de maneira inovadora e expressiva. O recorte da mostra permite mostrar o trabalho de Brunello em criar uma interação fluida com o ambiente, revelando a força expressiva da técnica e a profundidade do inconsciente em suas esculturas.
Somatória de Forças
Aline Bispo, eternizada por sua arte na capa de Torto Arado, abre a individual Somatória de Forças na Luis Maluf Galeria, na Barra Funda, neste sábado (24.08). Com curadoria de Alexandre Araujo Bispo, apresenta obras inéditas e outras produzidas nos últimos cinco anos, explorando o sincretismo religioso e a relação entre arte e o sagrado afro-brasileiro. Entre os destaques estão as obras Ogunté (2024), que faz referência à força guerreira de Iemanjá, e Mães da Boa Morte (2023), com ode à Irmandade da Boa Morte, coletivo de mulheres negras no Recôncavo Baiano. A exposição é o retrato da pesquisa da artista sobre as complexas interseções entre identidade, fé e cultura.
Olhar feminino
A exposição coletiva A Extensão Através do Olhar abre as portas neste domingo (25.08) e segue em cartaz até a próxima quinta, na sede da ONG Ten Yad, em São Paulo. O coletivo apresenta aproximadamente 50 obras das artistas Flávia Matalon, Greicy Kafif, Michelle Rosset e Taly Cohen. Com curadoria da Nata Art&Design, a mostra explora temas como estética, questionamento e debate, abordados sob perspectivas femininas – parte da renda será destinada à ONG que recebe a expo em seu espaço. Cada artista traz uma abordagem diferente, desde a leveza das aquarelas de Flávia até a fusão de cores e formas minimalistas de Taly, refletindo a diversidade e profundidade de suas expressões artísticas.
Matéria Prima
Gisela Colón ganha sua primeira exibição institucional com a mostra Matéria Prima, no Instituto Artium, em São Paulo. A expo reúne esculturas da artista, com abertura para este domingo (25.08). O recorte explora o trabalho ecofeminista que aborda questões ecológicas, cósmicas e universais. As obras incluem esculturas e instalações monumentais que exploram a percepção humana, utilizando materiais de alta tecnologia – a exemplo dos acrílicos ópticos e fibra de carbono. Organizada pelo curador Simon Watson, a mostra provoca um diálogo entre as esculturas luminescentes e a arquitetura histórica do Palacete Stahl, onde os jardins do Instituto são transformados por monólitos parabólicos representando o futurismo, em uma dicotomia com referências culturais ancestrais. Simultaneamente, a artista porto-riquenha-americana exibe O Quarto Estado de Matéria, mostra na Galeria Raquel Arnaud, com curadoria de Marcello Dantas.
Arte + design
Como parte do Circuito Cultural da SP-Arte Rotas Brasileiras 2024, a exposição Referências Brasileiras, Athos Bulcão e Oscar Niemeyer, diálogos modernos e contemporâneos será inaugurada às vésperas da feira, na próxima terça (27.08). Organizada pela Herança Cultural e pelo Instituto Iadê de Arte e Design, a mostra explora as intersecções entre arte e design, destacando obras do célebre arquiteto, incluindo a peça inédita Mesa Vera, em vidro. Além disso, a exposição inclui móveis de grandes nomes do design brasileiro, como Sergio Rodrigues e Joaquim Tenreiro, e obras de artistas contemporâneos como Waleska Reuter e Carlos Mélo.
Arte calculada
A exposição Writing, Painting, Calculating, Transcoding do grupo belga LAb[au] toma conta da DAN Galeria Contemporânea, a partir de 31 de agosto. A mostra explora a interseção entre arte, ciência e tecnologia, onde cada obra funciona como uma ponte. Formado por Manuel Abendroth e Jérôme Decock, a dupla investiga a relação entre arte e linguagem, reinterpretando formas tradicionais de comunicação e expressão através da tecnologia moderna. A exposição marca a primeira oportunidade para o público brasileiro ver o conjunto completo de obras deles, conhecidos por sua abordagem inovadora que combina números, algoritmos e expressão artística.
Arte no shopping
A exposição inédita Laços, criada pela artista plástica Adrianna Eu com curadoria de Marcello Dantas, está em cartaz no Shopping Pátio Higienópolis. A instalação, idealizada especialmente para o aniversário de 25 anos do centro de compras, ocupa 250 metros quadrados do Vão Central com cerca de 40 milhões de metros de linhas vermelhas entrelaçadas, que simbolizam a linha do Equador que “abraça” o planeta.
A 5ª edição do projeto Pina no JK exibe as obras Pra quê? de Eliane Prolik e Entre Vistas, de Claudia Jaguaribe, ambas parte do acervo da Pinacoteca. As obras exploram temas contemporâneos, contrastando a massificação urbana com registros íntimos dos ambientes domésticos. A instalação de Eliane utiliza placas de veículos para criar uma reflexão sobre a urbanidade e a publicidade, enquanto Claudia retrata a relação dos habitantes de São Paulo com a cidade a partir de janelas.