Começa nesta quinta-feira (22) o seminário de Jackson Hole. Realizado em todos os verões desde a década de 1980, o que começou como uma discussão sobre os rumos do financiamento agrícola americano tornou-se um dos eventos mais importantes das finanças mundiais.
O encontro atualmente é uma oportunidade para que os principais banqueiros centrais, como o presidente do Federal Reserve (FED) e o do Banco Central Europeu (BCE), indiquem ao mercado o que esperar para os próximos meses. Não são encontros tão formais quanto as reuniões de política monetária, mas são mais sérios do que entrevistas à imprensa ou participações em seminários, pois trata-se de um evento oficial do FED.
Perspectivas
A expectativa é grande com o pronunciamento de Jerome Powell, presidente do FED. A economia americana está em uma situação indefinida. Alguns indicadores de emprego mostram uma desaceleração suave do nível de atividade, ao passo que outros revelam uma economia caminhando para a recessão.
Não há um cenário obvio. Por isso, a polítima monetária vai depender da interpretação do FED. Que é o que o mercado espera que Powell indique em seu comentário na sexta-feira (23).