Veículo: Valor Econômico - Online
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Data: 26/07/2024

Editoria: Sem categoria
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Varejo prevê cenário positivo com os Jogos Olímpicos

As duas vitórias que atletas brasileiras tiveram ontem na Olimpíada de Paris, no handebol e ni futebol, animam o cenário que alguns varejistas estão desenhando para as vendas das próximas semanas. Carrefour, Mercado Livre, Netshoes, além de bares e restaurantes, estão entre as empresas que acreditam que o consumidor está mais disposto a ir às compras, mesmo acompanhando as competições do sofá de casa ou da cadeira do escritório.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro mostra que seis em cada 10 brasileiros planejam desembolsar até R$ 200 relacionados às competições na França, que vão acontecer até 11 de agosto Entre os itens mais procurados estão roupas (31%), acessórios (23%), alimentos e bebidas (21%), além de artigos esportivos (20%).

O cenário apontado pelo estudo está em linha com a perspectiva de varejistas ouvidos pelo Valor.

“A Olimpíada em Tóquio foi atípica por causa do fuso horário e da pandemia. Para a edição deste ano, estamos com expectativa alta”, afirma o diretor comercial da Netshoes, Marcelo Chammas. A diretora de marketplace do Mercado Livre, Anna Araripe, faz coro: “Estamos extremamente otimistas. Nossa confiança é alimentada pelo crescimento dos resultados trimestre após trimestre e pelo aumento do interesse em esportes.”

De fato, mal as equipes brasileiras entraram em campo ontem (25) – véspera da abertura oficial da Olimpíada, que acontece nesta sexta-feira a partir das 14h30 pelo horário de Brasília -, e as buscas pelas palavras handebol e futebol deram um salto no Google. As duas seleções femininas venceram suas oponentes na estreia ontem (25): o time de handebol bateu a Espanha, por 29 a 18, e o de futebol venceu a Nigéria por 1 a 0.

O bom desempenho nas competições é um estímulo a mais para as compras, em um cenário em que a atividade econômica está mais aquecida. Pela primeira vez desde 2015, o número de desempregados ficou abaixo de 8 milhões – ainda que o nível de informalidade permaneça elevado, com 39,1 milhões de trabalhadores informais no país, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse quadro ajuda a explicar por que, nos últimos 12 meses até abril, o volume vendido pelo comércio subiu 2,7%, segundo pesquisa do IBGE. Nas lojas de artigos de moda e de calçados as vendas encolheram 3%, mas houve aumento de 4,6% em supermercados.

“Estamos no início de ciclo da recuperação econômica, o que movimenta o pequeno varejo. Tanto é que tem sido cada vez mais comum ver ambulantes vendendo bandeirinhas do Brasil”, diz Renato Meirelles, presidente da Locomotiva. Para o especialista, a Olimpíada deve ser um dos principais momentos para o comércio neste ano. “Diferentemente de datas comerciais em que se costuma presentear alguém, agora as compras são para consumo próprio.”