A nossa hipótese é que o Atacadão, vertical de cash-and-carry do Carrefour, deve impactar diretamente o volume de vendas do Assaí no trimestre.
Como já escrito em nossa prévia de resultados (Carrefour (CRFB3) | Prévia 2T24: A volta dos que não foram!), acreditamos que a adoção de uma postura mais agressiva em preços de seu principal concorrente deve trazer um trimestre aquém do esperado para o top line do Assaí.
Contudo, apesar da desaceleração esperada para o faturamento do grupo, acreditamos que o Assaí não deve interromper a sequência de recomposição na margem operacional a/a.
Estamos incorporando perspectivas mais duras para os dois níveis da tese, tanto macro quanto micro (vide Tabela 2 ao final do relatório). Com isso, cortamos o preço-alvo 12m de ASAI3 para R$ 16,00 (anteriormente em R$ 17,50). Em nossas estimativas, os papéis negociam a 10,5x P/E 2025, reiteramos a recomendação de COMPRA.
Efeito pontual ou mudança estrutural?
Neste momento, o nosso maior receio em relação à tese do Assaí é a possibilidade de mudança estrutural do setor de varejo alimentar – o qual se concretizada, poderia atrasar os planos de desalavancagem financeira da companhia.
Já noticiado em todas as mídias, neste 2º trimestre, o Carrefour instituiu o parcelamento em até 3,0x em todas as lojas do Atacadão. Entendemos que esta é uma estratégia para acelerar os planos de alavancagem operacional da vertical, aumentando vendas e diluindo despesas.
O ponto é: seria essa uma estratégia pontual ou “estrutural”? Na hipótese da estratégia do Carrefour se tornar assertiva para recuperar volume de vendas no curto prazo, o que impediria com que outros concorrentes, como Assaí e Mix Mateus, também fizesse o mesmo?
Nesse cenário hipotético, onde as principais companhias do setor jogariam as “mesmas cartas” sob a mesa, a nossa visão é que, apesar do efeito positivo na recuperação de volume, o resultado seria ‘contraprodutivo’ para o fluxo de caixa do setor – uma vez que a estratégia implicaria em aumentar a necessidade de capital de giro, prejudicando o ciclo e geração de caixa.
Vale destacar que, neste momento, estamos trabalhando no campo da hipótese. Não sabemos se a estratégia de parcelamento para o varejo alimentar irá vigorar para o 3º trimestre − assim como tampouco para os próximos anos. Mas fica aqui a nossa reflexão e receio em relação à adoção estrutural dessa medida.