Estratégias para atrair os consumidores às lojas físicas foram o tema principal do encontro promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP). O evento em alusão ao Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho, ocorreu na noite desta terça-feira, 16, no Centro de Eventos do Charrua Hotel. Líderes e varejistas da região lotaram o espaço para acompanhar o painel sobre as tendências do setor.
Especialista em comportamento do consumidor, Fabiano Zortéa destacou aos lojistas a necessidade de se adaptarem às mudanças no segmento provocadas pelo comércio digital. O palestrante, que há duas décadas atua na criação de estratégias para o varejo, defendeu a necessidade de os empreendedores estarem presentes no meio eletrônico. “Hoje, o consumidor está dando conta do que não precisa mais nas lojas físicas. Isso não deve assustar os pequenos negócios, mas ser uma motivação para estar no meio digital”, reforçou.
Além da comodidade na hora de realizar as compras, Zortéa frisou que os clientes procuram um serviço agregado ao produto. Por isso é necessário prestar um bom atendimento, eficiente e preparado para atender às demandas pós-compra. Na avaliação do especialista, a atenção oferecida fará com que o cliente tenha motivos para ir a uma loja física. “É preciso resolver os problemas do consumidor. Se eu estiver vendendo bicicletas, por exemplo, preciso estar ciente dos vários problemas associados ao setor. Preciso estar preparado, por exemplo, para auxiliá-lo caso ele peça uma sugestão de onde você pode pedalar. É esse o serviço agregado que eles procuram”, afirmou.
Ciente da dificuldade de muitos empreendedores tradicionais de se adaptarem a essas mudanças, Zortéa defendeu que a melhor solução é ter diversas gerações trabalhando juntas em empreendimentos. Por mais difícil que possa ser, diante dos conflitos etários, é uma maneira de o varejo se manter atualizado com as principais inovações e inseridas em um mercado cada vez mais diversificado. “É necessário abrir espaço para os jovens, manter a experiência dos mais experientes e fazer com que isso seja uma estratégia de uma nova cultura para a marca”, afirmou.
O Encontro com o Sindilojas é uma iniciativa que integra o movimento Faça a Economia Girar, Compre Aqui, lançada pelo Sindilojas-VRP, em parceria com o Sebrae. O presidente do sindicato, Mauro Spode, avaliou o painel como fundamental, uma vez que as ferramentas digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos consumidores, especialmente após uma pandemia.
Com as consequências das catástrofes climáticas que assolaram o Estado, ele considera essencial que os varejistas atentem às oportunidades para fortalecer e ampliar os negócios. “Muitos lojistas ainda têm dificuldades de se inserir nesse meio. E por isso convidamos o Fabiano para participar e desmistificar o mundo digital”, salientou Spode.