O Grupo Supernosso irá inaugurar mais três novas lojas até o fim deste ano, mais precisamente no último trimestre de 2024: a primeira unidade da rede de atacarejos Apoio Mineiro em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e outras duas unidades da bandeira Supernosso, ambas na capital mineira.
De acordo com o diretor de operações da companhia, Epifânio Parreiras, a data mais provável para a abertura da nova loja em Caeté é dezembro. Já as inaugurações da rede de supermercados premium deverão ocorrer no mês de outubro.
Uma delas vai ficar na Avenida João Pinheiro, próximo à Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da Capital, e a outra, na Avenida Abraão Caram, na região da Pampulha.
A companhia mineira espera investir cerca de R$ 15 milhões na nova loja do Apoio Mineiro e cerca de R$ 50 milhões nas operações do Supernosso.
Até o momento, segundo Parreiras, o Grupo Supernosso não planeja novos lançamentos de lojas em 2024, além destas três, mas está atento quanto ao surgimento de oportunidades no mercado.
Como será o Apoio Mineiro em Caeté
O empreendimento em Caeté terá 16 checkouts, popularmente conhecidos como caixas, 3.081 metros quadrados (m²) de área de vendas, e estacionamento com quase 200 vagas. A expectativa da empresa é gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos na região.
O diretor de operações do Apoio Mineiro, Epifânio Parreiras, pontua que Caeté é um importante polo comercial e econômico da RMBH e com grande potencial de crescimento, devido à sua matriz econômica bastante diversificada.
“Esses fatores fizeram com que o grupo viesse para a região. A nova unidade irá atender não só ao município, mas a todas as cidades do entorno, sempre com o propósito de facilitar o abastecimento de lares e negócios”, ressalta.
Ele ainda garante que a nova operação da rede de atacarejo facilitará a vida da população local, uma vez que eles não terão mais que se deslocar para Belo Horizonte a fim de abastecer suas casas e negócios.
“Vamos levar para Caeté uma grande variedade de produtos de qualidade, como açougue diferenciado, adega de vinhos repleta de rótulos nacionais e internacionais, e um setor completo de insumos para os comerciantes da região”, destaca.
Expansão do Grupo Supernosso
A companhia espera registrar um avanço de 9,75% no faturamento, passando de R$ 4,1 bilhões, em 2023, para R$ 4,5 bilhões neste ano. O Grupo Supernosso a ainda planeja duplicar o tamanho da empresa, por meio da expansão de lojas para o interior de Minas Gerais e também para outros estados do Brasil.
Atualmente, o grupo possui 60 operações, sendo 37 unidades da rede de supermercados premium Supernosso e 23 da rede de atacarejo Apoio Mineiro. A empresa ainda conta com cerca de 8 mil funcionários.
O diretor de operações do Grupo Supernosso define o primeiro semestre do ano como muito próspero para a companhia mineira. Ele também afirma que a empresa está otimista quanto ao restante do ano. “Justamente pelas inaugurações e as campanhas promocionais do Aniversário do Supernosso, Black Friday, reinaugurações e festas de fim de ano”, explica.
Parreiras ainda destaca o bom desempenho apresentado pelas empresas integrantes do grupo, com o Supernosso crescendo 15% no primeiro semestre deste ano frente ao registrado no mesmo período de 2023 e a rede Apoio Mineiro apresentando um avanço de 10% na comparação com a primeira metade do ano passado.
Além destas duas bandeiras supermercadistas, o grupo ainda conta com outras marcas, como a Be Honest, uma empresa do setor de honest market, com 250 minimercados distribuídos em condomínios de Belo Horizonte e Uberlândia e em cidades do Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e no Distrito Federal.
Outros integrantes do grupo são: Orgânicos do Chico, canal de vendas on-line de produtos orgânicos; as distribuidoras especializadas Decminas, que apresentaram crescimento de 12% neste ano; DEC Bahia e DEC LUB, distribuidora de óleos lubrificantes da Shell em Minas Gerais, além das indústrias Raro Alimentos, que manipulam carnes e frios com SIF e uma infraestrutura completa de panificação, que produz pães artesanais e alimentos prontos de marca própria para venda nas lojas e para terceiros.