Veículo: Valor Econômico - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 16/07/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Fundo da lojas Renner investe em startup para desenvolver publicidade digital

O RX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da Lojas Renner, realizou um investimento na Topsort, startup americana que oferece soluções de publicidade digital para o varejo. Este é o quinto aporte do fundo, que tem capital comprometido de R$ 155 milhões. O valor da transação não foi divulgado.

A investida foi feita em uma rodada no início deste ano e também contou com a participação das gestoras Upload Ventures, Pear VC e Quiet Capita. Juntas, as três aportaram US$ 25 milhões, cerca de R$ 136 milhões, na Topsort, segundo apurou o Pipeline.

Desenvolver a jornada digital

Para Daniel Santos, diretor administrativo e financeiro e de relações com investidores da Lojas Renner, um dos grandes desafios do varejo no on-line é saber utilizar os dados que são disponibilizados pelos clientes para oferecer uma experiência mais personalizada e assertiva. E é aqui que a startup americana entra. “O que estamos buscando junto a Topsort e desenvolver melhor a jornada digital da Renner”, afirma.

Os canais digitais seguem ganhando relevância nos negócios da varejista. Segundo dados divulgados para investidores, no primeiro trimestre deste ano eles alcançaram 15,8% de penetração e R$ 505 milhões em volume bruto de mercadorias, GMV na sigla em inglês, um crescimento de 12,8% ante o mesmo período do ano anterior.

Criada em 2021, a Topsort utiliza inteligência artificial para processar dados e munir os marketplaces de informações para seus negócios publicitários. A sede da companhia é no Vale do Silício, Califórnia.

“A Renner é uma especialista no Brasil e para nós é muito importante fazer negócios juntos”, diz Franciso Larrin, diretor de tecnologia da Topspot.

Segundo o executivo, o valor captado será utilizado para fortalecer os time de engenharia e desenvolvimento de produto no mercado brasileiro, acelerando seu negócio na América Latina, onde já tem clientes como Cencosud, Glovo e Daki. “Nosso objetivo é democratizar a publicidade numa era pós-cookies e este é um passo importante para impulsionar nosso negócio no Brasil”, afirma Larrin.

Parcerias estratégicas

 

Lançado em 2022, o RX Ventures tem o objetivo de investir em startups em fase inicial que ofereçam tecnologias inovadoras para o varejo, com foco em segmentos como moda, marketplace, logística e marketing. “É um mecanismo para acessar empresas que estejam desenvolvendo ferramentas e funcionalidades que fazem sentido para Renner”, afirma Santos.

Apesar de não abrir os valores de cada investimento, o executivo afirma até o momento o fundo já desembolsou algo entre um terço e um quarto do capital comprometido, o que estaria entre R$ 38 milhões e R$ 51 milhões.

No que diz respeito ao tempo de permanência, a Renner diz que o fundo tem como norte um período inicial de investimento de 4 anos, seguido de um período de desinvestimento também de 4 anos.

Questionado sobre novos investimentos, Santos que a varejista está sempre avaliando oportunidades no mercado, mas que não tem pressa para fazer novos negócios. “Queremos ser assertivos com o parceiro e com o que o parceiro esta desenvolvendo”, afirma.