Cerca de 25 mil marcas operam atualmente nos shopping centers do Brasil – quantidade 35% maior que a registrada dez anos atrás. A alimentação é a categoria mais presente, com 18% do total. O segmento desbancou o vestuário, primeiro colocado no ranking de 2014, e vem seguido de serviços e conveniência, com 15,4% das 24.913 marcas contabilizadas. Ex-
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A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março em 98% dos 639 shoppings do país. Segundo o estudo, 27% das lojas de shoppings são franquias – total que, nas projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF), chega a 32% quando incluídas também as franquias não associadas à entidade.
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Ainda segundo o levantamento da Abrasce, realizado pela AGP Pesquisas, as franquias são responsáveis por 36 das 50 marcas com maior presença shoppings centers. Quanto aos segmentos, a alimentação lidera também entre essas franquias, com 204 marcas, seguida por serviços e conveniências (110) e vestuário (58).
“Há alguns anos a gente vinha apontando
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Para a consultora Luciana Medeiros, sócia-líder do setor de varejo na PwC Brasil, o tamanho do público e o horário de funcionamento dos shopping centers também atraem as franquias. “As lojas ficam abertas até mais tarde, e normalmente o shopping tem um fluxo maior do que a rua”, diz ela.
O sistema tributário é outro fator que pode favorecer a diss
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