Veículo: O Livre
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 16/06/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Comércio em alta? Shoppings voltam a ter aumento de visitantes e faturamento

Depois do setor do turismo, parece que é uma vez que os shoppings se recuperam do baque causado pela pandemia. Se você tem notado menos lojas desocupadas nestes centros de comércio, saiba que esse é um fenômeno internacional.

De acordo com reportagem do The New York Times, pela primeira vez em 20 anos, a procura por lojas disponíveis em shoppings nos EUA é maior do que a oferta desses espaços.

A parte da explicação não é o fato de que muitas compras por lá, simplesmente, fechei . Mas houve também uma mudança de abordagem, com algumas deixando de ser um local apenas para compras e passando a oferecer mais entretenimento.

O foco maior na experiência do cliente – e não tanto no simples comércio – fez o número de pessoas transitando pelas compras aumentar cerca de 12%, entre 2019 e 2023 nos EUA. E, talvez, seja esse o fato que explica o maior interesse dos lojistas americanos.

E os shoppings do Brasil?

Por aqui, também houve aumento no número de visitantes nesses espaços, cerca de 4,3% em 2023, em comparação a 2022.
E o faturamento do setor bateu um recorde: quase R$ 195 bilhões no ano passado. Mas, se você está achando muito, saiba que o número ainda está abaixo do que era esperado (cerca de R$ 220 bi).

Por outro lado, ao contrário dos EUA, nós ainda estamos construindo shoppings. Cinco foram inaugurados no ano passado no Brasil.