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Data: 11/06/2024

Editoria: Sem categoria
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Pix avança na preferência para compras do Dia dos Namorados, aponta pesquisa

Entre aqueles que vão presentear nesta quarta-feira (12), Dia dos Namoradosa parcela que diz que usurá o pix como meio de pagamento cresceu na comparação com o ano passado. Mas, ainda assim, o percentual fica um pouco atrás em relação ao uso de cartão de crédito para efetivar as compras.

Ao menos 47% deve usar o pix esse ano na compraNo ano passado, o meio de pagamento foi mencionado por 19% dos entrevistados. Nas compras desse ano, outros 50% pretendem comprar os presentes no cartão de crédito, conforme levantamento do Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre.

Ignácio Estivariz, vice-presidente de banco digital do Mercado Pago no Brasil, explica em nota que a evolução na intenção de uso do meio de pagamento instantâneo pode estar atrelada às campanhas de descontos para quem pagar via pix. O meio de pagamento tem custo menor para a operação do vendedor.

Cartão de débito, BNPL – crediário digital, boleto e dinheiro foram escolhidos por uma porcentagem inferior a 2% dos participantes da pesquisa, realizada com 1.600 entrevistados. Desse total, 91,5% pretendem presentear no dia 12 de junho.

As vendas do varejo no Dia dos Namorados representam a segunda data comemorativa mais importante do primeiro semestre. Projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) indicam que os cinco segmentos varejistas mais impactados pela data devem crescer 2,7% no Estado de São Paulo em comparação ao mesmo período de 2023. Caso as expectativas se confirmem, as vendas podem movimentar R$ 63,1 bilhões, o que representa R$ 1,68 bilhão a mais em relação ao ano passado.

Já na sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) do Rio de Janeiro, com 1.071 consumidores da capital e região metropolitana do Rio, 51% dos entrevistados pretendem presentear alguém. A maioria dos consumidores entrevistados (74%) disseram que pretendem fazer suas compras em lojas físicas. O gasto médio com a compra de presentes é de R$ 159.