A PDD Holdings, controladora dos aplicativos de compras Pinduoduo e Temu, ultrapassou novamente a rival Alibaba Group Holding em capitalização de mercado, tornando-se a empresa chinesa mais valiosa listada nos Estados Unidos após os lucros do trimestre de março superarem maciçamente as expectativas.
As vendas da PDD no primeiro trimestre dispararam 131%, alcançando 86,8 bilhões de yuans (US$ 12,1 bilhões), em comparação com a estimativa média de 75,66 bilhões de yuans dos analistas entrevistados pelo fornecedor de dados financeiros LSEG. O lucro líquido da empresa saltou 246%, atingindo 28 bilhões de yuans.
Oferecendo produtos acessíveis e priorizando as necessidades dos consumidores em vez dos vendedores, a PDD emergiu como uma rival formidável do Alibaba Group. Ela destronou o Alibaba como o rei do e-commerce em 2023, mas o Alibaba posteriormente recuperou seu posto como a empresa chinesa mais valiosa listada em Nova York.
Na quarta-feira, a PDD não revelou detalhes operacionais ou atualizações sobre o Temu, o aplicativo de comércio transfronteiriço que está sob crescente escrutínio das autoridades dos Estados Unidos e da Europa sobre questões de segurança de dados.
Na semana passada, 17 membros da Organização Europeia do Consumidor (Beuc) apresentaram queixas às suas autoridades nacionais acusando o Temu de não proteger os consumidores e usar práticas manipuladoras, uma suposta violação da Lei de Serviços Digitais da União Europeia.
A Beuc alegou que o Temu fornece informações inadequadas sobre seus sistemas de recomendação de inteligência artificial (IA) e usa uma experiência de usuário mal-intencionada para levar os consumidores a gastar mais do que inicialmente planejado.
Em uma teleconferência com analistas na quarta-feira (22), o presidente da PDD, Chen Lei, disse que a empresa fará investimentos para criar “um ambiente de compras seguro e confiável para os usuários” com o objetivo de “construir um programa de conformidade líder na indústria”.
“Mantendo nossos padrões de conformidade, realizaremos pesquisas prospectivas sobre leis e regulamentos nos mercados em que operamos e transformaremos nosso know-how em ferramentas que possam ser facilmente acessadas por nossos comerciantes”, disse Chen.
O executivo acrescentou que a competição entre os varejistas chineses tem sido acirrada no primeiro trimestre, o que aumentará as despesas e afetará o crescimento orgânico da empresa.
O crescimento agressivo da PDD levou os fundadores do Alibaba e JD.com a abordarem preocupações dos funcionários sobre a ascensão rápida do Pinduoduo no ano passado, com Jack Ma prometendo que o Alibaba se “transformará” e Richard Liu reconhecendo que “o JD deve mudar, ou então não teremos caminho a seguir”.
No primeiro trimestre, Alibaba e JD.com seguiram a PDD oferecendo mais opções de produtos a preços baixos e uma experiência do usuário aprimorada. “Nós recebemos a competição saudável”, disse Chen. “E em relação à competição, sempre colocamos nossos consumidores em primeiro lugar. Nossa sobrevivência depende do valor que criamos para os usuários.”