A varejista chinesa Temu foi aceita e agora está certificada para operar dentro do programa Remessa Conforme, que oferece isenção federal para compras abaixo dos US$ 50.
A certificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (20), sendo que a empresa usa o nome Elementary Innovation Pte Ltd.
Comemorando o avanço, a Temu publicou em seu site oficial que a plataforma estará disponível no mercado brasileiro “em breve”, sendo que ela também já detalha o processo de compras dentro das suas normas.
Procurada pela Reuters, a Temu ainda não deu detalhes sobre o início das suas operações no Brasil, mas a chinesa, que é uma forte concorrente da Shopee, chega ao país em um momento conturbado.
Isso porque o varejo e a indústria tem pressionado o Congresso Nacional a aprovar um projeto de lei que taxará todas as importações com imposto federal, além de ICMS de 17% dos estados.
Por enquanto, o texto ainda não foi votado na Câmara, mas a expectativa é de que isso aconteça ainda hoje.
Temu: gigante chinesa do varejo deve vir ao Brasil e pede adesão ao Remessa Conforme
A Pinduoduo, gigante chinesa do varejo por trás da Temu, pediu adesão ao programa Remessa Conforme, indicando que a plataforma deve chegar ao Brasil em breve.
Segundo informações divulgadas pelo Valor Econômico, a solicitação de adesão já consta na plataforma da Receita Federal e, quando aprovada, ela permitirá a importação de produtos isentos de imposto federal em compras abaixo dos US$ 50.
Além disso, a transportadora que ficará responsável pela entrega dos produtos vendidos pela Temu Brasil será a J&T Express. Ou seja, a mesma que já opera em conjunto com a singapurense Shopee.
Conhecida como a “Shopee da China”, a Temu vende diversos objetos e produtos, indo desde roupas a móveis, sendo que ela também consegue entregar preços mais baixos que os dos seus concorrentes.
Para alcançar esse feito, a Temu envia seus produtos direto da China e opera sem estoques. Ou seja, a companhia trabalha em contato direto com as fábricas, produzindo até mesmo produtos sob demanda e lançando tendências.
Nos Estados Unidos, a Temu é muito popular, patrocinando até mesmo o intervalo do Super Bowl. Contudo, isso também tem despertado uma reação do varejo americano, que tem pleiteado algumas barreiras comerciais.
Por enquanto, a Temu ainda não comentou o assunto, mas a adesão ao Remessa Conforme é algo esperado desde o fim do ano passado. Isso porque a empresa tem sondado o mercado brasileiro há muito tempo.