Veículo: Valor Econômico - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 21/05/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Fluxo de visitação no varejo físico cai 10% em abril, segundo IPV

O fluxo total de visitação no varejo físico apresentou retração de 10% em abril de 2024, ante o mesmo período do ano anterior. A performance das lojas situadas em shoppings centers pesou no resultado, com queda de 12% nas visitas. As localizadas na rua, por sua vez, apresentaram crescimento de 4%.

Os dados são parte do Índice de Performance do Varejo (IPV), organizado pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Na comparação com março deste ano, o fluxo caiu nos dois ambientes em 7% e 3%, respectivamente. Segundo o levantamento, o fato de a Páscoa ter acontecido em março pode ter comprometido, em partes, a performance de abril.

Os estabelecimentos da região Nordeste foram os mais afetados, com recuo de 14%, na comparação com abril do ano passado. Sul e Sudeste também caíram no período, ambos com declínio de 10%. Na sequência Centro-Oeste, com redução 5% e Norte, com retração de 2%.

Na análise por setores, o destaque ficou por conta do segmento de móveis e eletrodomésticos, que cresceu 6% em visitas. No caminho oposto, a categoria de tecidos, vestuários e calçados registrou queda de 12%.

Com relação ao volume de vendas, a pesquisa constatou aumento em dois dos cinco setores, com destaque para os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos que atingiram um crescimento percentual de 6% em abril. Já os móveis e eletrodomésticos apresentaram diminuição de 14% nas vendas, ainda que com fluxo maior, conforme mencionado anteriormente.