Veículo: Folha de SP - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 10/05/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Compra internacional pela internet é 0,5% do varejo brasileiro, diz AliExpress

Um estudo encomendado pelo Alibaba Group, dono do AliExpress, mostra que as compras internacionais pela internet representam 6,4% das vendas pelo ecommerce e 0,5% da movimentação de todo o varejo brasileiro.

Com o levantamento, feito pela consultoria Tendências, o grupo chinês busca influenciar o Congresso, que discute a revisão das isenções tributárias para compras internacionais até US$ 50.

A proposta pretende proteger o varejo brasileiro, que reclama de uma competição predatória com os grupos chineses.

Os dados mais recentes do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional indicam que, em 2022, o comércio eletrônico vendeu R$ 187 bilhões. Isso representou 7,8% das vendas do varejo, que totalizaram R$ 2,3 trilhões.

Mesmo com o crescimento das vendas nos últimos anos, os itens importados de pequeno valor ainda possuem uma participação baixa, de aproximadamente R$ 1 bilhão por mês (R$ 12 bilhões por ano), segundo a Tendências.

As redes tradicionais contestam com um estudo do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), mostrando que o impacto é muito maior: R$ 50 bilhões ou 2,2% do varejo total.

Gigantes como a Shein e o AliExpress argumentam que o fim das isenções com o programa Remessa Conforme, gerado para conter a entrada indiscriminada de produtos importados no país, vai gerar um repasse de valores automático aos consumidores, cuja tributação chegará a 92%, a maior praticada em todo o mundo, segundo esses grupos asiáticos.