Varejistas gaúchos, principalmente do setor de supermercados, relataram à coluna Minuto Varejo dificuldades de faturar e emitir nota de novas mercadorias, oriundas de centros de distribuição ou de fornecedores.
Como a Procergs enfrenta limitações na operação devido à inundação que atinge as instalações em Porto Alegre, a Secretaria da Fazenda emitiu orientação de caminho alternativo para fazer a rotina de faturamento.
A Fazenda garante que não problema para emitir as notas. Os supermercadistas precisam reprogramar sistemas para operar com a alternativa indicada pela Procergs.
Em nota, o governo estadual esclarece que a condição do Centro Histórico, que afeta suprimento de energia, levou a estatal de processamento a ter de alterar rotinas e rodar mais operações em nuvem. Alguns datacenters não estão funcionando, por exemplo, segundo a Procergs.
Os Documentos Fiscais Eletrônicos (DFE) estão sendo gerados. A Fazenda orienta que as empresas verifiquem e ajustem a configuração para acessar os novos endereços de IP. A secretaria também diz que está à disposição para verificar caso a caso.
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) recebeu relatos de empresas que não estão conseguindo emitir os DFE, mas indicou que há as medidas alternativas e que alguns podem enfrentar eventual dificuldades na adaptação.