Veículo: Valor Econômico - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 22/04/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Na disputa pelo consumidor, Shell lança programa de fidelidade e faz parceria com Stix

A rede de postos de gasolina Shell, cuja licença da marca pertence à Raízen no Brasil, está entrando no mercado de fidelização de clientes, de olho em aumentar a base de consumidores no país e a recorrência do abastecimento em suas bombas. Batizado de Shell Box Club, o programa nasce com diversas parcerias; entre elas, com a Stix, um ecossistema de pontos que reúne varejistas de alcance nacional. A iniciativa surge em um momento de intensa disputa de preços entre as bandeiras que também estão investindo na concessão de benefícios. É o caso, por exemplo, do grupo Ipiranga que anunciou recentemente a reformulação de seu programa de vantagens.

O Shell Box Club vai ficar hospedado dentro do aplicativo Shell Box, que tem diversas funcionalidades, inclusive, de meio de pagamento. Assim, os membros do clube que usarem o app para pagar pelo combustível vão receber um ponto stix a cada R$ 5 gastos. Eles podem ser trocados posteriormente por descontos em todos os parceiros da Stix – desde os postos da Shell, passando pelos supermercados Pão de Açúcar e Extra, pelas farmácias Droga Raia e Drogasil até as lojas da C&A e da Sodimac.

Atualmente, a Stix conta com 7 milhões de clientes que realizam todos os meses cerca de 20 milhões de transações. Esses participantes – que em 2023 juntaram mais de 20 bilhões de pontos e receberam R$ 190 milhões em benefícios – estão no radar da Raízen. É que eles são potenciais consumidores dos postos Shell, segundo Ricardo Berni, diretor de marketing da companhia. A ideia é que esse grupo se some aos mais de 18 milhões de clientes cadastrados no Shell Box, o que representaria um incremento de 38% na base da empresa.

O inverso também pode acontecer. Nesse caso, a parceria tem potencial de aumentar em 250% o número de participantes da Stix – que até então vinha crescendo ao redor de 3 milhões por ano. “A inclusão dos postos fecha o tripé de consumo de alta frequência que tínhamos em mente: supermercado, farmácia e combustível”, explica Eduardo Leonidas, fundador e CEO da Stix. Ele acrescenta que a Shell será a única do setor na plataforma. “O nosso modelo é simples: vendemos o ponto para a Shell e temos um spread. Já a Shell ganha com o engajamento do consumidor.” Perguntadas, as empresas não divulgaram números de investimentos nem do acordo comercial.

Para jogar luz à novidade, a Shell vai veicular uma campanha em diversos canais de mídia, tanto tradicionais quanto on-line, incluindo inserções no horário nobre da TV. “Os investimentos em marketing são substancialmente maiores do que em anos anteriores”, afirma Berni, sem revelar os números. A companhia também pretende contar com divulgação boca a boca, em especial, dos frentistas. Hoje, cerca de 5 mil postos oferecem a opção de pagamento com Shell Box, além de 500 lojas de conveniência Shell Select em todo o Brasil. O intuito é, em pouco tempo, chegar aos 7 mil postos da bandeira no país, segundo Berni.

O executivo cita ainda que, somente entre abril de 2023 e março deste ano, o aplicativo contabilizou mais de 50 milhões de transações – o que equivale a uma média de 150 mil operações por dia – que somaram R$ 9 bilhões. Em termos de volume, esse total representa mais de 1,8 bilhão de litros de combustível.

‘Eventos culturais e esportivos’

 

O Shell Box Clube é estruturado em seis níveis, cada um adaptado a diferentes perfis de consumidores, abrangendo desde motociclistas até motoristas de caminhão. Cada nível dará acesso a uma variedade de experiências, descontos em combustível e produtos Shell.

Além disso, os usuários poderão desfrutar de descontos em parcerias com empresas que oferecem cursos profissionalizantes, serviços de hospedagem, aluguel de veículos e manutenção automotiva. Também serão oferecidos ingressos para diversos eventos culturais e esportivos.