Veículo: Valor Investe - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 22/04/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Mercado agora vê Selic a 9,75% no fim de 2024 com piora no cenário

O aumento das incertezas locais e externas desencadeou uma onda de revisões para a trajetória da Selic nas últimas semanas. Embora o mercado se encontre muito dividido sobre o tamanho do corte de juros que virá na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a mediana das previsões para a taxa básica ao fim de 2024 teve um salto expressivo. Ao mesmo tempo, as perspectivas para o câmbio também pioraram, subindo de R$ 5 para R$ 5,10 no término do ano.

Em levantamento feito pelo Valor com 93 instituições financeiras, 50 disseram esperar que o Copom mantenha a orientação fornecida em sua última decisão e corte as taxas de juros em 0,5 ponto percentual em maio. As outras 43 já apostam em uma redução no ritmo de afrouxamento para 0,25 ponto. A taxa está atualmente em 10,75% ao ano.

Mais notável ainda é a mudança na percepção dos agentes sobre o espaço que o Banco Central (BC) tem para seguir reduzindo a Selic em 2024 e em 2025. Se, na pesquisa anterior, feita pelo Valor em março, a mediana das estimativas para a taxa de juros no fim do ciclo se encontrava em 9%, agora a indicação é de 9,75%. O patamar é superior também ao observado no Boletim Focus, atualmente em 9,13%. A trajetória para os juros básicos no fim do ano que vem seguiu a mesma direção e avançou de 8,5% para 9%.