Veículo: Poder 360 - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 16/04/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Experiência do consumidor é aposta para expandir shoppings

A maior demanda dos clientes por experiências e a oferta de inovações para dar mais comodidade aos consumidores são as apostas da Multiplan para expandir os negócios e potencializar os resultados da empresa –a maior, em valor de mercado, do segmento de exploração de imóveis da B3, bolsa de valores. A companhia é avaliada em R$ 16,7 bilhões. Esse número foi alcançado no 1º dia de operações do ano (2.jan.2024) e representa uma valorização superior a 4 vezes, desde julho de 2007, data da abertura do capital. No dia do IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla em inglês), a empresa valia R$ 2,9 bilhões, segundo dados da própria B3, levantados a pedido do Poder360….

A evolução é reflexo de uma visão estratégica de longo prazo, que culminou em resultados históricos no último ano. As vendas cresceram em todos os shopping centers da rede, aumentando a participação de mercado, de 10,4% em 2022 para 11,3% em 2023, e contribuíram para um marco da empresa: um lucro líquido recorde de R$ 1 bilhão –alta de 32,6% em relação ao ano anterior. “Estamos no caminho certo, e os bons resultados são prova disso. Nossos valores e processos de governança são sólidos, bem como nosso plano de crescimento e expansão para os próximos anos. O crescimento, aliás, é parte da identidade da Multiplan”, afirmou o presidente da empresa, Eduardo K. Peres. Leia mais sobre o crescimento da Multiplan no infográfico. compartilhe esta imagem Atualmente, a Multiplan tem 20 shoppings, com cerca de 6.000 lojas e 881 mil m² de ABL (área bruta locável). De acordo com o relatório de resultados do 4º trimestre de 2023, aproximadamente 33% do espaço é dedicado a vestuário –3 pontos percentuais a menos que em 2013. Os estabelecimentos de alimentação e serviços, juntos, respondem por 38% da ABL.

Esses 2 últimos setores também tiveram as maiores altas em 2023. As “vendas nas mesmas lojas”, ou seja, aquelas feitas nos espaços que já existiam no ano anterior, subiram 17,1% no segmento de “Serviços” e 10,5% no de “Alimentação & Áreas Gourmet”. Segundo a companhia, uma repetição da tendência já observada em 2022. “Os shoppings brasileiros sempre foram mais que paraísos de compras. Não à toa, a Multiplan foi pioneira nesse mix diversificado, que entrega experiências completas aos consumidores. Após a pandemia, os empreendimentos foram ainda mais requisitados e continuam se reinventando, tornando-se verdadeiros centros de convivência, com opções de entretenimento e lazer para diferentes públicos”, disse Eduardo Peres.

Atenta a essa transformação comportamental dos clientes, a Multiplan realizou 1.071 eventos no ano passado. Foram shows, exposições, peças de teatro, atrações infantis e festivais gastronômicos que atraíram o público, impulsionaram as vendas e colaboraram para os resultados alcançados, segundo o executivo. ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO ACELERADA A abertura do capital na bolsa de valores também permitiu à empresa acelerar a estratégia de negócio, adicionando mais de 500 mil m² de área bruta locável, com 56 projetos concluídos, incluindo expansões, novos shoppings e torres comerciais e residenciais. Em 2024, quando a Multiplan comemora o 50º aniversário, a expectativa é seguir crescendo. Atualmente, são 7 expansões mapeadas, das quais 2 devem ser entregues ainda neste ano: a do ParkShoppingBarigüi (PR) e a do DiamondMall (MG). No total, estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão até o final de 2027. Além das expansões, 14 revitalizações estão em andamento em shoppings de diversas regiões do país.