Veículo: Valor Econômico - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 11/04/2024

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Agenda do dia: Vendas do varejo caíram 1,6% em fevereiro, estimam economistas

As vendas no varejo restrito — de bens não duráveis e semiduráveis — do país caíram 1,6% em fevereiro frente ao mês anterior, com ajuste sazonal, segundo a mediana de 26 projeções coletadas pelo Valor Data de consultorias, gestoras e instituições financeiras. O resultado oficial da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) será divulgado nesta quinta-feira, 11, às 9h, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em janeiro, o grupo surpreendeu com crescimento de 2,5% contra o mês anterior, após contração de 1,4% em dezembro. A estimativas coletadas para a variação mensal de fevereiro vão de recuo de 2% a alta de 0,3%.

Na variação contra fevereiro de 2023, a mediana de 25 projeções indica crescimento de 3,5% do varejo restrito, em estimativas que vão de 2,8% a 5,6%, sempre em variações positivas.

No conceito ampliado — que inclui também veículos, material de construção e atacado de alimentos —, a mediana de 22 projeções indica recuo de 1% em fevereiro contra janeiro, com ajuste sazonal, em estimativas que foram de queda de 1,6% a alta de 1,5%.

Na variação contra igual mês do ano passado, a mediana mostra alta de 6%, com projeções de 5,1% a 8,2%, sempre com variações positivas. Em janeiro, o varejo ampliado cresceu 2,4% na comparação mensal, com ajuste sazonal.

Relatório da Genial Investimentos divulgado nesta semana destaca a PMC. Diante dos desempenhos mistos dos indicadores antecedentes ao longo do mês de fevereiro, diz o boletim, a avaliação da corretora é que o setor varejista deve apresentar um desempenho similar ao de janeiro quando se considera a variação em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A projeção da Genial é de contração de 1,2% e de 0,9% em fevereiro do varejo restrito e ampliado, respectivamente, contra janeiro. Na comparação com igual mês de 2023, as projeções são de alta 4,3% e 6,9%, na mesma ordem.

Em boletim desta semana, o Goldman Sachs diz que espera que as vendas do varejo ampliado tenham caído 0,8% em fevereiro, na variação mensal, com devolução do aumento considerável de 2,4% observado pelo IBGE em janeiro, no mesmo critério.