Realizada na sede da FutureBrand, em São Paulo capital, e com transmissão online, a primeira edição do GALUNION Talks revelou as principais tendências do foodservice brasileiro e suas aplicações no dia a dia das empresas e profissionais do ecossistema do setor, além de apontar quais os caminhos estratégicos para o sucesso das marcas que atuam no setor, em meio a um cenário cada vez mais complexo e competitivo. Promovido em março pela consultoria especializada no segmento de alimentação fora do lar, o evento foi liderado pela fundadora e CEO da GALUNION, Simone Galante, e contou com a participação de especialistas que se destacam no segmento. Para Arnaldo Bastos, diretor de criação da FutureBrand e um dos convidados que abriu o evento, as marcas precisam funcionar como plataformas de conexão, criando um ecossistema de experiências significativas para os clientes. A jornada dos consumidores não é mais linear, ela é formada a partir de um ecossistema de produtos, serviços, experiências físicas e digitais, campanhas e pessoas. É muito complexo oferecer essa trajetória para os clientes, mas tudo começa no sentido da marca e no que ela propõe para o consumidor. Além disso, a criação de ecossistemas abre caminho para que as empresas expandam seu universo de relacionamento com seu público-alvo a partir da paixão dele por alimentos e bebidas. Afinal de contas, foodservice é amor, relacionamento e criação de memórias. Não à toa, marcas de diversos setores têm aberto cafés e restaurantes em suas lojas, tudo para ampliar o relacionamento com seu público. Como exemplo, foi citado o caso da Track & Field, tradicional marca de artigos esportivos que, nos últimos anos, deixou de ser uma empresa de produtos para se tornar uma marca de lifestyle, bem-estar e saúde. Nesse processo, a marca vem mudando até mesmo a experiência nas lojas, com base em pilares como bem-estar, saudabilidade e sustentabilidade, que abriram espaço para a inauguração de cafés dentro das lojas. Assim, surgiram as unidades T&F Café, que em São Paulo, dentro do Shopping Pátio Higienópolis, ocupa um terço da área de vendas da loja. Os bons resultados fizeram com que os cafés já avançassem para ambientes corporativos, em operações standalone, que criam uma avenida de relacionamento com o público-alvo da marca. 12 fatores que transformam o foodservice A visão dos operadores Para Ernesto Bitran, diretor de parcerias e contas estratégicas da Hyperlocal e conselheiro do Salmar Restaurant Group, a multicanalidade não é o futuro, e sim o dia a dia das empresas de melhor desempenho. Como hoje é necessário atuar 360 graus, entendendo todos os pontos de contato e ocasiões de consumo, é necessário conhecer os clientes de perto para apresentar ofertas personalizadas, digitalizar o relacionamento e entregar conveniência em todas as situações de consumo. Finalizando o evento, em suas considerações finais, Simone Galante evidenciou que o foodservice é um negócio de paixão e é preciso conectar os diversos “pontos de paixão” para entregar experiências incríveis aos consumidores. Dessa forma, é possível fazer novas conexões com o público e gerar novas vias de crescimento para as marcas. |