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Data: 26/03/2024

Editoria: Sem categoria
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Venda de chocolate cresce 23% e Páscoa deve impulsionar varejo eletrônico

Levantamento da Neotrust mostra que para 2024 as tendências indicam um aumento nas vendas em bombons, chocolates e ovos de Páscoa no comércio eletrônico em comparação com o ano passado. Segundo o estudo, no início deste ano, janeiro e fevereiro já registraram um faturamento de R$ 21,7 milhões desses produtos, representando um aumento de 23,9% em relação ao mesmo período de 2023. Com o domingo de Páscoa ocorrendo mais cedo neste ano (em 31 de março), espera-se um aumento nas vendas começando 30 dias antes, no início de março. O pico de vendas deve ocorrer na quarta-feira, 27 de março de 2024, seguindo as tendências observadas em 2023, mostra o estudo.

“Entre 22 de março e 25 de abril, observa-se um aumento nas transações desses produtos, refletindo diretamente no faturamento das lojas virtuais”, afirma o estudo.

Os dados históricos revelam o impacto da Páscoa no comércio eletrônico. Nos últimos anos, março e abril concentraram, respectivamente, 43,1% e 46,5% do faturamento anual desses itens, demonstrando a importância desse período para o setor.

 

Análise da Neotrust em mais de 5 mil e-commerces brasileiros durante fevereiro, março e abril de 2023 revelaram um aumento significativo nas vendas conforme a Páscoa se aproximava.

“Diferentemente da Black Friday, quando o pico de vendas ocorre no dia do evento, na Páscoa de 2023, o ápice aconteceu na quarta-feira, 5 de abril, totalizando um faturamento de R$ 11,8 milhões. No domingo de Páscoa, as vendas diminuíram para R$ 707.128, ainda acima da média diária, mas significativamente abaixo dos dias anteriores. Esse comportamento é explicado pelo fato de os consumidores anteciparem suas compras para oferecer os produtos durante o feriado”, aponta o estudo, que justifica que esse comportamento é racional, uma vez que os consumidores tendem a antecipar suas compras com o objetivo de assegurar a entrega dos produtos antes da data comemorativa, permitindo que os presentes sejam oferecidos durante a celebração.

Já pesquisa da plataforma TIM Ads revelou que 51% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro planejam presentear durante o feriado, com 31% deles dispostos a gastar até R$ 100. Já no Nordeste, a média está registrada em R$ 134. Nessa corrida contra o tempo, os varejistas estão apostando em promoções especiais e variedade de produtos para atrair os clientes durante a semana que antecede a Páscoa.

A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 11 de fevereiro com 11.412 mil respondentes, mostra que os entrevistados preferem opções mais acessíveis, com 28% pesquisando em lojas físicas e 19% online. Além disso, 28% planejam pagar em dinheiro e 21% por meio de Pix, demonstrando uma tendência de busca por economia.

E levantamento do aplicativo Aiqfome registrou neste período do ano passado aumento de 667% nas vendas de pratos que incluíam peixes, em comparação a média do ano anterior. Na Semana Santa deste ano, o aplicativo estima um aumento ainda maior.

Em 4 de abril de 2023, a plataforma testemunhou um crescimento significativo neste tipo de culinária em plena segunda-feira, refletindo a preferência dos consumidores por refeições que se alinham com os rituais e tradições desta época. A quinta-feira registrou um pico, mas a sexta-feira marcou o ápice, atingindo números sete vezes maiores em relação ao ano anterior. Este notável crescimento destaca a importância cultural e os hábitos alimentares associados a este feriado religioso, além da mudança de comportamento das famílias que encontram na praticidade a melhor opção para confraternizar.